No sábado, 11, acontece a posse da nova diretoria do Centro de Letras “Leôncio Correia” de Paranaguá. A cerimônia será realizada no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, às 16h.
Na ocasião será aberta a programação do ano cultural em Paranaguá juntamente com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Centro de Letras do Paraná. A nova presidente da entidade, Gilka Correia, a qual será empossada neste dia, tem como objetivo aproximar a entidade dos parnanguaras, em especial dos estudantes.
“Pretendemos sensibilizar as novas gerações para a cultura da paz, pois arte, cultura e educação estão totalmente ligadas. Tenho muitas ideias, vamos manter as reuniões mensais internas e outra sessão pública mesclando palestras educativas sobre temas históricos e literários. Além disso vamos estender o convite para os novos sócios e fazer intercâmbio com outros centros do Paraná”, destacou.
Gilka Correia ressaltou ainda estar muito feliz pelo momento. Segundo ela significa um retorno às origens pelo fato dela ser bisneta do médico humanitário Leocádio Correia, e profunda conhecedora da história local.
“Nos últimos meses me aproximei muito de Paranaguá culminando neste convite para assumir a presidência do Centro de Letras. De 2015 para cá estive diversas vezes proferindo palestras, trouxe uma peça de teatro, falei sobre a vida de Idelfonso, Leôncio Correia, entre outros. Agora poderei participar de uma forma mais efetiva através de um retorno às origens ao lado do grupo que fez esse resgate histórico em Paranaguá através do Clube Literário”, explicou a nova presidente.
A diretoria ainda é composta pelo vice-presidente Ivan Lapolli Filho, secretário Clarício Araujo, orador José Alexandre Baka e bibliotecário Moises Costa. Altair Feltz e Marcelo José Cardozo Dias farão as atividades de intercâmbio com os veículos de comunicação.
História
O Centro de Letras de Paranaguá nasceu dentro do Clube Literário, integrado por pessoas pertencentes ao seu quadro social, tendo como patrono o grande escritor Leôncio Correia. Por iniciativa de Caetano Gomes Corrêa reuniram-se dia 20 de agosto de 1960, na biblioteca da sede social Dr. Joaquim Tramujas, Dr. Genaro Régis Pereira da Costa, Dr. Hugo Pereira Corrêa, professor Manoel Viana, professor Nelson de Freitas Barbosa e Dr. Anibal Ribeiro Filho, surgindo assim a entidade.