Inicia na sexta-feira, 18, e segue até domingo, 20, a 8.ª Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá. As atividades estarão concentradas na Ilha dos Valadares, visando a fortalecer a política cultural desenvolvida, proporcionando o intercâmbio entre diferentes grupos de fandango.
A festa iniciou em 2002, através de uma iniciativa da Associação Mandicuera. Nos próximos anos, em função do crescimento do evento, outros órgãos começaram a apoiar e patrocinar a festividade que tem atraído muitos pesquisadores, folcloristas e pessoas interessadas na cultura popular.
A festa abre às 9h de sexta-feira, na Casa Cecy, com a reunião do comitê provisório de salvaguarda do fandango caiçara. Às 14h, acontece, na Praça Cyro Abalém, apresentação do Boi de Mamão juntamente com o resultado das oficinas de fandango.
Bailes de fandango serão realizados nas noites de sexta e sábado (Foto: Daniela Sophiati)
As atividades seguem às 19h na Praça Cyro Abalém com a formação da mesa a que vai explanar sobre a patrimonialização do fandango como ferramenta política jurídica. Às 21h, também na praça, será realizada a abertura da exposição fotográfica ‘O de Casa’ juntamente com a mostra de artesanato caiçara. Na sequência, acontece o baile de fandango na praça.
No sábado, 19, às 10h, será realizada a oficina de fandango na sede da Associação Mandicuera. Às 14h, acontecem as oficinas práticas (toques e versos, luteria caiçara e batidos), em pontos distintos da Ilha dos Valadares. Às 19h30, na Praça Cyro Abalém, será montada a mesa para discutir sobre a salvaguarda do fandango e, em seguida, haverá roda de conversa sobre a presença da mulher no fandango caiçara.
Oficina de barreado acontece ao meio-dia de sábado
A partir das 21h30 de sábado, também na praça, acontece a entrega dos instrumentos do projeto "Artesanias Caiçaras" e o lançamento do disco de fandango "Amanhece", fechando com o baile de fandango. A festividade encerra no domingo, ao meio-dia com a cozinha caiçara (barreado) na Associação Mandicuera e, às 15h, violada fandangueira com "intiruma" (café puro) e bolinho de banana.
O evento, que foi realizado pela primeira vez em 2002, faz parte do calendário oficial de Paranaguá tendo como ponto central a Praça Cyro Abalém, na Ilha dos Valadares. A 8.ª Festa do Fandango Caiçara vai reunir, em três dias, os grupos Mandicuera (Paranaguá), Mestre Romão (Paranaguá), Ilha dos Valadares (Paranaguá), Pés de Ouro (Paranaguá), Raízes Fandangueiras (Superagui), Cirandeiro de Paraty (Paraty), Manema (Iguape), Fandango de Cananeia (Cananeia), Fandanguará (Guaraqueçaba) e Fandango de Ubatuba (Ubatuba).
“Nossa expectativa é boa porque neste ano temos uma programação mais ampla, com comissões a nível nacional envolvendo temas como conflitos ambientais e as ações de políticas culturais populares. O evento não é só festa, visamos também à promoção de debates sobre as questões que estão na programação”, destaca Aorelio Domingues, da Associação Mandicuera.
Foto de capa: Ivan Ivanovick