conecte-se conosco

Cultura

Mostra Sobrecarregada terá bate-papo com artistas

Exposição na Casa Monsenhor Celso reúne obras de sete mulheres

Publicado

em

Até o dia 3 de dezembro, Paranaguá segue com a exposição da Mostra Sobrecarregada, na Casa de Cultura Monsenhor Celso. Trata-se de uma curadoria de arte com obras de sete artistas independentes da região do litoral do Paraná. São pinturas, foto colagens, fotografias, performance e instalações escolhidas pela curadora Marina Chiva, com o tema central na carga de cobranças carregadas pelas mulheres.

No último dia 7, as artistas estiveram na Casa Monsenhor Celso para um bate-papo sobre o trabalho. No dia 11 de novembro, próxima sexta-feira, às 15h, será realizado novamente este bate-papo com as artistas, que falarão sobre o processo criativo, as inspirações, desafios e responderão perguntas do público. A conversa do dia 7 foi transmitida ao vivo pelo Instagram (@mostrasobrecarregada).

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 14h

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 14h. A visitação é aberta para toda a população, gratuita e permitida para pessoas a partir de 14 anos. O projeto tem o incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná.

Segundo os organizadores da Mostra, é necessário ampliar a discussão sobre o tema na sociedade. “É de extrema importância que temas como esse sejam discutidos, a sobrecarga e o cansaço, a imposição de inúmeros padrões de comportamentos ditos femininos, tanto estéticos, quanto psicológicos: como ser uma mulher multitarefas, guerreira, inabalável e que dá conta de tudo. Além disso, queremos fomentar as trocas entre artistas contemporâneas independentes, trabalhadoras da arte e cultura, junto ao público da região do litoral”, explica a organização.

Artistas

Entre as artistas selecionadas estão: Bia Fluz @biafluz; Nicole Elis @nicolicess; Mika @micheledemariaantonio; Debora Brancagliao @deborabrancagliao; Lua Lunatika @lua.lunatika; Rafa Fada @rafaafada e Fran Hel @franhelene.tattoo. A escolha das artistas foi realizada pela curadora Marina Chiva (@chivmarin) através de suas identificações e encontros com o tema do afeto, afetações, feminino e peso.

A visitação é aberta para toda a população, gratuita e permitida para pessoas a partir de 14 anos 

“Desejamos atingir o público de Paranaguá, principalmente as mulheres, para que juntas possamos criar referências e inspirações para encontrar novas formas de expressões e que a arte possa ser uma dessas válvulas. O que te gera sobrecarga? É sobre isso e está tudo bem! Venha mergulhar no universo íntimo de sete artistas mulheres que expressam suas subjetividades e afetos nessa exposição de arte contemporânea na Casa de Cultura Monsenhor Celso, em Paranaguá”, convida a curadora Marina Chiva.

Publicidade






Em alta