Cultura

Paranaguá Mais Cores realizará mutirão de pintura na passarela da Ilha dos Valadares

Ação denominada de "Projeto Andada" ocorrerá em 1.º de maio

1 passarela da ilha dos valadares em paranagua2 1

Foco é realizar obra de arte com elementos caiçaras como o caranguejo, o fandango, entre outros itens da cultura parnanguara (Foto: Folha do Litoral News)

O projeto “Paranaguá Mais Cores” é conhecido nos últimos anos por democratizar a cultura caiçara por meio da arte urbana com diversos painéis espalhados pela cidade e em 2025 também se destacou por seus mutirões de pintura realizados no Caranguejo da Rodoviária e na Escadaria da Copel. As ações de intervenção artística e urbanística prosseguirão, alcançando desta vez na passarela da Ilha dos Valadares com o “Projeto Andada” que ocorrerá em 1.º de maio, no Dia do Trabalhador, das 9h às 19h, aberto à toda a população. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Paranaguá por meio das secretarias municipais de Cultura e Patrimônio Histórico, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

De acordo com Giovanni Negromonte, o “Gio Negromonte”, advogado, artista e um dos idealizadores do Paranaguá Mais Cores, o mutirão na ponte da Ilha dos Valadares será denominada de Projeto “Andada”, que consiste basicamente em uma intervenção com pintura da passarela de pedestres da Ilha dos Valadares. “Então, no lugar das pessoas caminharem em uma ponte cinza, elas vão passar a caminhar uma ponte colorida, mais lúdica, alegre e feliz”, destaca, ressaltando que a ação ocorre no Dia do Trabalhador, das 9h às 19h, ou seja, durante todo o dia e parte da noite, sendo um grande mutirão aberto à população”, explica.

Segundo Negromonte, o projeto é financiado via edital cultural do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), da Secretaria de Cultura do Paraná, com patrocínio da Copel. “A pintura vai ser apenas onde passam os pedestres. A passarela de carros vai continuar do jeito que ela está e no dia ela vai ser organizada, dividida, para poder controlar o fluxo de pedestre e o fluxo de carros”, detalha.

Relação com a cultura caiçara

De acordo com Negromonte, o “Projeto Andada” tem como elemento principal o caranguejo que é um símbolo cultural do parnanguara e caiçara. “A nossa sociedade se vê representada através do caranguejo, ele é um símbolo que gera identificação naturalmente conosco. Não à toa nós temos caranguejos em praça pública, nós temos um estádio caranguejão, nós temos confraternização de final de ano, que são grandes caranguejadas, que as famílias se reúnem para poder comer junto e confraternizar, então a gente entende que o caranguejo é um símbolo e ele consegue ter essa representação cultural na nossa cidade”, frisa.

“A escolha desse nome Andada para a obra é exatamente nesse sentido, porque a gente pensa a relação entre o caranguejo e o parnanguara dentro dessa lógica da necessidade da andada para essa reprodução, enquanto os caranguejos vão andar para poder se reproduzir, trocar de mangue, o parnanguara e também o caiçara, ele também vai atravessar a ponte para poder viver, para os seus afazeres, seja para ir às escola, ir trabalhador ou ir ao mercado. Então, fazemos esta relação entre o caranguejo e o parnanguara”, destaca.

Segundo ele, o nome Andada conta com este plano de fundo da Ilha dos Valadares e a passarela. “Trata-se de uma representação muito importante para nossa sociedade de Paranaguá, porque é ali que está o berço da nossa cultura caiçara, é ali que recebeu todo este fluxo de migração das ilhas, um local muito importante na representação do nosso território. Lá dentro nós vamos ter toda a lógica do Fandango Caiçara todo esse modo de vida dos dialetos que a gente fala, nas alimentações, no modo de vida de uma forma geral dos modos de viver fazer e saber da cultura caiçara”, frisa.

“É  muito importante produzir essa obra fazendo essa ligação com a ilha dos Valadares. E também existe um outro elemento que é muito importante: ressaltar que a ilha dos Valadares sempre foi um lugar olhado pejorativamente sabe, então é muito interessante pensar como essa obra também pode jogar luz nesse processo de autoestima da população. No lugar de você caminhar numa passarela cinza, você vai passar vai começar a caminhar numa grande obra de arte, então a cidade vai receber uma obra de arte para além de um ponto turístico ela vai se tornar uma obra que se comunica com a população”, ressalta Gio, reforçando que a obra conta com ligação direta com a cultura caiçara como o caranguejo, o mangue, o Fandango, entre outros símbolos.

Mutirões recentes e pertencimento

O idealizador destacou que realiza um balanço positivo dos mutirões na Escadaria da Copel e no Caranguejo da Rodoviária que repercutiam positivamente junto à população. “Conseguimos acessar exatamente esta logística de pertencimento, do sentimento do parnanguara, de construir esta cidade junto, colorindo junto conosco, por isso tivemos um retorno muito positivo dessa participação popular. Você vê que todo mundo queria pintar, queria colorir, chegou até a faltar espaço para todo mundo pintar”, frisa. “Entendemos que a importância de mutirão é exatamente para ressignificar e reforçar o sentimento de pertencimento dos moradores com a cidade, porque a partir do momento que você constrói aquilo junto, que você pinta, que você joga a cor naquele espaço junto, você também entende a importância daquilo pra você”, salienta Negromonte.

“Esta atividade de pintura do Projeto Andada, este mutirão que vai ocorrer na passarela de pedestres à ponta da Ilha dos Valadares, é muito importante que ocorra num formato de mutirão. Entendemos que através deste mutirão a gente consegue fazer com que essa população reforça esse sentimento de pertencimento, porque junto a gente vai construir esse espaço”, reforça o artista.

Município

Segundo o idealizador e artista, a Prefeitura de Paranaguá está dando todo o suporte para a realização do Projeto Andada, que será um grande mutirão de pintura do Paranaguá Mais Cores para a construção da obra na Passarela da Ilha dos Valadares. “Este apoio é muito importante para a gente, porque através do Poder Público Municipal conseguimos dinamizar as nossas atividades e sem eles não é possível a gente realizar muito dessas ações. Por exemplo, com a limpeza da ponte e o reparo da ponte, as autorizações, as instalações das placas, a realização das instalações, dos pontos de luz, dos pontos de água, enfim, toda uma lógica de de zeladoria e de estrutura que um projeto e uma ação desta precisa”, complementa.

“Toda esta realização da  obra está sendo feita em parceria com a Prefeitura do Paranaguá, que prontamente está ajudando a gente e possibilitando que a gente realize essa grande atividade, que é muito importante para o município, para toda a nossa população e para o nosso território de forma geral”, ressalta Negromonte.

2 paranagua mais cores gio negromonte
“Entendemos que a importância de mutirão é exatamente para ressignificar e reforçar o sentimento de pertencimento dos moradores com a cidade”, afirma um dos idealizadores do Paranaguá Mais Cores, Gio Negromonte (Foto: Paranaguá Mais Cores – Guile Prebianca – @the_guile)

Como apoiar e diálogo com o município

Segundo Gio Negromonte, empresas  que quiserem apoiar o Paranaguá Mais Cores, podem entrar em contato através das redes sociais que divulgam constantemente as ações do projeto por meio do Instagram @pguamaiscores e do Facebook. “O apoio pode ser feito de várias formas, seja financeiro, com alimentação, hospedagem, enfim, cada um dando um pouco do que conseguir, isso já nos ajuda muito. É muito importante que a gente possa construir e aumentar o projeto, conseguir ter mais capilaridade, acessando outros espaços, algo que só conseguimos obter com este apoio das empresas, que é essencial”, frisa.

“Para os cidadãos há a possibilidade  de ajudar tanto na participação direta, através de mutirões, por exemplo, fica aqui o nosso convite para todo mundo participar dessa, para todo mundo convidado a participar dessa pintura do dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, e também há outras formas de apoio, seja autorizando o uso de um muro que a gente acha interessante para ser utilizado, seja participando, fazendo uma pintura. Ou outras formas de apoio que a pessoa acha que é possível dentro das condições dela”, afirma o idealizador.

Você também poderá gostar

Paranaguá Mais Cores realizará mutirão de pintura na passarela da Ilha dos Valadares

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Paranaguá Mais Cores realizará mutirão de pintura na passarela da Ilha dos ValadaresAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.