Na sexta-feira, 19, às 20h, na Praça Cyro Abalém, acontece o lançamento do livro “Ilha dos Valadares, História, Cultura e Meio Ambiente”. O livro é resultado de um longo trabalho de pesquisa sobre a Ilha, marcando também a abertura da 7.ª Festa da Fandango que acontece neste fim de semana na localidade.
De acordo com Janelize Felisbino, o livro é o resultado do seu trabalho de conclusão de curso, orientado pela coautora da obra, professora Cinthia Abrahão. “Sou formada em Gestão Ambiental pela UFPR litoral, e durante a graduação fiz todo o levantamento bibliográfico e pesquisas de campo além de uma experiência de moradia no local de 3 meses, tudo dentro de 4 anos”, explica Janelize.
No ano passado, ela defendeu o TCC e encaminhou o trabalho para que fosse apreciado pelo Conselho Municipal de Cultura, para seleção de projetos. A proposta do livro foi em nome da Aldeia Nova Produtora Artística e Sociocultural, entidade jurídica.
“A proposta foi retirar o conteúdo da escrita acadêmica e deixá-lo didático. Com o projeto aprovado em 2016, iniciamos o trabalho em março e finalizamos no final de julho, com o material pronto para impressão”, explica. O maior desafio que as escritoras tiveram foi o próprio tempo, já que tiveram que ir a campo realizar algumas entrevistas.
“Optamos por realizar o lançamento na 7.ª Festa do Fandango Caiçara, dia 19 de agosto, às 20h. Sinto que tem toda uma energia especial realizar o lançamento na própria Ilha dos Valadares. Um sentimento de estarmos dando a devolutiva à comunidade sobre o tempo em que ficamos em campo”, finaliza.
No dia 26 de agosto, às 9h, na Biblioteca Mário Lobo, será realizada uma roda de conversa sobre o livro. Estima-se a presença de aproximadamente 50 professoras da rede municipal.