conecte-se conosco

Cultura

Livro “Poesia Certa na Hora Certa” será lançado no Club Litterario no sábado

Escritor e poeta Vanderli Mendes explica obra que mescla poesias em capítulos separados por sentimentos vividos diariamente pelas pessoas

Publicado

em

No sábado, 11, às 19h30, será lançado na sede urbana do Club Litterario, em Paranaguá, o livro “Poesia Certa na Hora Certa” do escritor e poeta Vanderli Mendes. O autor destaca que a obra é uma coletânea de poesias em capítulos separados por sentimentos vividos diariamente pelas pessoas. Com curso superior em Matemática, o parnanguara, nascido em 8 de julho de 1952, ressalta que sempre teve identificação com a escrita, sendo que o livro começou a ser criado durante o isolamento da pandemia, período onde intensificou a produção das suas poesias, divulgando algumas delas nas redes sociais que repercutiram positivamente em grupos de poetas do Brasil e de países estrangeiros.

Casado com Noemir de Oliveira Mendes, com duas filhas, Mendes ressalta que nunca é tarde para ser poeta e escritor. “Sempre tive a predisposição de escrever, mas nunca havia pensado em editar um livro até então. Isso ocorreu por duas necessidades: pelo fato de eu ter a vontade de escrever e pela questão de eu ter que ficar em casa durante a pandemia. Eu, que sou aposentado, tinha outra atividade, onde fui barrado por um tempo por causa da idade, então, o que fiz foi tentar escrever um pouco e assim fui começando. Escrever é fácil, mas expor é difícil, pois aí vem a análise, algo que fui adquirindo. Participei de um concurso literário em Paranaguá no Santuário do Rocio, fiz uma poesia que para mim era nota 10, mas não tive um bom êxito, mas para mim foi maravilhoso, porque foi o pontapé inicial, me encorajou para escrever mais, algo que continuei”, ressalta o autor.

“Comecei então a postar as poesias nas redes sociais e vi que a aceitação era boa, algo que para quem escreve é muito bom, por vermos que estou no caminho certo. Assim, intensifiquei as publicações em grupos nas redes sociais de poesias, através disso fui convidado por autores e editores para publicar minhas poesias em antologias, algo que veio na hora certa, pois fortaleceu minha confiança, pois tenho poemas meus publicados em três antologias, que são na verdade um livro com vários autores, uma espécie de coletânea. Nisso tenho três participações e mais duas em andamento”, salienta Vanderli. Ele ainda salienta que muitos amigos o questionavam, achando que ele faria livro de Matemática, por ser sua área de formação, mas o poeta brinca: “A Matemática na verdade até ajuda, pois o cérebro matemático tem que raciocinar, tem que lidar com o abstrato, algo que também ocorre na poesia”, frisa.

Sonho de escrever um livro realizado

Apesar das participações positivas em antologias, o escritor afirma que seu sonho era sempre ter um livro solo. “Para produzir um livro a exposição é ainda maior, pois os textos são só meus, e a gente não é nenhum especialista, ainda mais eu que, apesar das várias décadas de vida, praticamente comecei a expor meus trabalhos agora. Felizmente recebi apoio de várias pessoas, poetas, escritores, pelas redes sociais, em grupos de Curitiba, do Brasil inteiro, com participações de autores e pessoas da Argentina, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, entre outros países. Isso é importante, pois eles lêem a nossa obra. Sendo assim, resolvi publicar o livro, indicado pela editora Filos, obra que será lançada no próximo sábado”, salienta.

Sobre o livro

“Já li muitos livros de poesias, cada um tem o seu valor, mas raciocinei o meu livro pensando na questão de que vivemos momentos diferentes, há horas que estamos alegres, outras nostálgicos, com necessidade de motivação, e uma obra que não tem a separação disso você às vezes fica perdido. Então, dividi em capítulos, entre eles há poesias românticas, reflexivas, motivacionais, entre outras, uma obra sem cansar o leitor. Como poeta queremos atingir a alma do leitor, pois o poeta é quase um psicólogo, tenta atingir a alma das pessoas. Minhas poesias, em seu contexto, na conclusão, tira uma reflexão, uma ajuda, algo que coloquei de forma própria”, afirma o poeta. A obra foi publicada pela editora Filos de São Paulo – SP, sendo o primeiro livro do autor, que estará disponível no lançamento e on-line.

Lançamento 

O autor ressalta a mistura de alegria com ansiedade para o dia do lançamento do livro no Club Litterario. “Eu sou uma pessoa calma para este tipo de coisa. A princípio é tudo novo, inesperado, comecei e pensava se teria alguém no dia do lançamento, mas comecei então a convidar as pessoas, algo também feito pelo Litterario. Postei então no Facebook, as pessoas começaram a curtir e repercutir positivamente, foi então que comecei a convidar as pessoas e quase a totalidade aceitou. Espero umas 70 pessoas lá. No instante será emocionante, pois no lançamento reuni minha história, representada por amigos de infância, adolescência, faculdade e período atual. Tudo isso contará a minha história de vida, pois todos conhecem um pouco de mim, e quem não conhece, vai conhecer”, completa.

Vanderli agradeceu ao Club Litterario pelo espaço para lançamento da obra, reforçando a importância do local para a cultura de Paranaguá e do Paraná. “Foi uma coincidência maravilhosa, o Ivan Lapolli, que já me conhecia da época do Rotary, quando participava, ele vendo minhas obras literárias nas redes sociais, entrou em contato dizendo que estava com um trabalho novo no setor cultural, disponibilizando espaço para lançamento do meu livro, algo que já estava em andamento. Agradeço muito ao Ivan Lapolli, a ele e ao Club Litterario, que é uma casa literária, de renome, que já reuniu muitos artistas e escritores. Lugar mais ideal que esse não existe”, finaliza Vanderli Mendes. 

Como adquirir a obra

O livro pode ser adquirido no dia do lançamento no Club Litterario, assim como pelo site da editora.  O contato com Vanderli Mendes pode ser feito no Facebook e  pelo WhatsApp no telefone (41) 99238-3074.

Em alta

plugins premium WordPress