Connect with us

Cultura

Grupos de fandango realizam live no sábado

Artistas preparam um combo caiçara

Publicado

em

No sábado, 11, às 20h, acontece a live do grupo Mandicuera “Balaio de Gatos”. A apresentação será transmitida pela página do grupo no Facebook.

Na ocasião, haverá a participação do Canutilho Temperado (fandango caiçara de Guaraqueçaba). Esta é a primeira vez que os dois grupos estarão lado a lado virtualmente levando a cultura caiçara para a casa de cada um que estiver acompanhando a transmissão.

De acordo com o mestre Aorelio Domingues, balaio de gatos é uma expressão do fandango quando se erra o batido. “Mas neste caso do nosso cartaz soa como se dois grupos de fandango fossem fazer uma alaúsa (bagunça). O Mandicuera e o Canutilho juntos. Este é mais um momento para a gente se encontrar na quarentena. Balaio de Gato de Fandango Caiçara com os dois grupos fortalecendo a cultura caiçara”, ressalta. 

Com sede na Ilha dos Valadares, a Associação Mandicuera foi fundada em 2004. Tem como principal objetivo agregar iniciativas que visam à prática, estudo e difusão da Cultura Popular Caiçara, sempre tendo como intuito unir jovens e mestres, crianças e adultos, valorizando modos de criar, fazer e viver desses grupos.

O Grupo Canutilho Temperado é formado por jovens herdeiros do Fandango Caiçara, que é Patrimônio Imaterial do Brasil. Iniciou as atividades em janeiro de 2017 em Guaraqueçaba, unindo tradição e modernidade.