A terceira edição do Festival de Música do Litoral, que seria realizada em novembro, foi transferida para o mês de março de 2017. O motivo da mudança, de acordo com a organização, foi para melhor estruturar o evento em função da quantidade de inscrições recebidas.
O evento teve inscrições de músicos de Curitiba e Tupã, São Paulo, sendo que do litoral totalizam aproximadamente 40 candidatos. “Teríamos muito pouco tempo para realizarmos um festival tão grande, que agora passa a ganhar abrangência estadual assim como foi o Festival de Teatro”, explicou Olga Maria e Castro, presidente da Fundação Municipal de Cultura.
Com isso, o Festival será formatado ganhando um novo modelo, deixando de lado o padrão antigo, de 2014. “Assim vamos realizar um evento de âmbito estadual que vai incluir oficinas e outras novidades que visam a valorizar os músicos, uma delas é o prêmio de melhor intérprete da Música Popular Brasileira. As inscrições reabrem oficialmente em janeiro, dando oportunidade para que mais músicos possam participar. Sendo que ontem teve mais uma inscrição, proveniente de São Paulo” destacou.
As inscrições estão sendo feitas no site da Fumcul, e os que já se inscreveram continuam valendo para o evento de março que será realizado em dez dias. A comissão julgadora será de outra cidade para que não haja influência com os músicos locais, os quais são a maioria no evento.
As duas primeiras edições do Festival de Música foram locais com a exigência, de acordo com o regulamento, de que os músicos residissem no litoral. Com a mudança da data, o festival descarta esse item abrindo para os demais músicos brasileiros.