Cultura

Escritor Hamilton Sampaio Júnior lança o livro “Echos da Antiga Paranaguá” em noite de autógrafos na Estação Ferroviária

Obra resgata memórias e personagens da cidade-mãe do Paraná

O autor destacou que o livro é fruto de seu trabalho como memorialista e tem como objetivo despertar o interesse da população pela história de Paranaguá

O autor destacou que o livro é fruto de seu trabalho como memorialista e tem como objetivo despertar o interesse da população pela história de Paranaguá

A Estação Ferroviária de Paranaguá recebeu, na noite da sexta-feira, 19, o lançamento do livro “Echos da Antiga Paranaguá”, de autoria do teólogo, historiador, museólogo e escritor Hamilton Sampaio Júnior. A obra reúne relatos, lembranças e fatos históricos que ajudam a compreender a identidade da cidade, trazendo à tona personagens e episódios pouco conhecidos, mas fundamentais para a construção da memória local.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Durante o evento, o autor destacou que o livro é fruto de seu trabalho como memorialista e tem como objetivo despertar o interesse da população pela história da cidade-mãe do Paraná.

FOTO 02 2025 09 22T181623.336
“O livro é para todos os públicos”, destacou o escritor Hamilton Sampaio Júnior

“A ideia foi criar uma memória afetiva com a cidade e transmitir isso para as pessoas. Um dos objetivos é impulsionar a história mais um pouco para frente e despertar nos parnanguaras o interesse por sua própria identidade. É um livro de linguagem simples, acessível a todos os públicos, recheado de documentos e relatos que vão trazer lembranças, principalmente para as gerações mais antigas”, explicou Hamilton.

A obra reúne cerca de 40 contos, a maioria ambientados no século XIX, retratando o cotidiano, os costumes e os personagens de Paranaguá. Entre as histórias, o autor cita a do personagem conhecido como Mandinga, funcionário público temido pela população; o roubo da Alfândega; a atuação do Condor Syndikat, que operava hidroaviões no Rio Itiberê; além de curiosidades sobre igrejas, museus e tradições locais.

403d23c0 ac5d 4ac4 a7ab be4240fd72ae

“O livro é para todos os públicos. Um livro de linguagem simples para as pessoas entenderem e tem vários documentos dentro do livro. Então, as pessoas vão se identificar muito com as histórias. O pessoal, um pouco mais antigo, vai lembrar de algumas coisas e de ter ouvido o pai falar, a avó falar, o avô falar. Ele tem essa ligação, vamos dizer, de identidade com o parnanguara”, contou o escritor.

O livro pode ser adquirido no local do lançamento e agora segue disponível diretamente com o autor ou em versão impressa e digital na plataforma Amazon. Durante o lançamento, ocorreu também noite de autógrafos e fotos entre o escritor e o público presente, que esteve prestigiando o evento em Paranaguá.

RECONHECIMENTO DA CULTURA LOCAL

Presente no evento, o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto, o Juca, destacou a importância da obra e elogiou a trajetória do escritor.

FOTO 03 38
“O Hamilton é, sem dúvida, um dos maiores historiadores de Paranaguá na atualidade, alguém que realiza pesquisas sérias e profundas”, disse o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto

“Para mim é simples falar do Hamilton por conhecê-lo como amigo, mas também é uma grande responsabilidade reconhecer o trabalho dele. É, sem dúvida, um dos maiores historiadores de Paranaguá na atualidade, alguém que realiza pesquisas sérias e profundas. Só temos a elogiar esse trabalho que fortalece a memória e a identidade cultural da cidade”, afirmou o secretário.

Juca também ressaltou a simbologia do lançamento ter ocorrido na Estação Ferroviária, espaço histórico e cultural da cidade. Segundo ele, a gestão busca revitalizar os patrimônios públicos ligados à história e promover novos projetos culturais.

“Não havia lugar mais apropriado. A estação é um ícone da nossa cultura. Queremos devolver vida a esse espaço e a outros patrimônios da cidade. Estamos trabalhando em projetos de restauro e educação patrimonial em parceria com instituições como a Universidade Federal do Paraná e o Iphan, além de preparar um calendário cultural mais amplo, com destaque para o Festival da Primavera, que promete movimentar Paranaguá”, adiantou.

CÂMARA MUNICIPAL PRESTIGIA O EVENTO

O presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, vereador Adalberto Araújo, também acompanhou o lançamento e parabenizou o escritor pela contribuição à preservação da história local.

FOTO 04 18
“Uma obra rica em curiosidades, fatos e lendas da nossa Paranaguá”, comentou o presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, vereador Adalberto Araújo

“Tive o privilégio de participar do lançamento dessa obra primorosa, Echos da Antiga Paranaguá, do nosso querido escritor, professor e pesquisador Hamilton Sampaio Júnior. Uma obra rica em curiosidades, fatos e lendas da nossa Paranaguá. Se você ainda não despertou o seu sentimento de parnanguaridade, adquira. Vale muito a pena”, destacou o vereador.

CONVITE À POPULAÇÃO

Ao encerrar sua fala, Hamilton Sampaio Júnior reforçou o convite para que os moradores conheçam a obra e, por meio dela, redescubram a cidade.

fbd69515 7c74 485d a05b 3f107e095099

“O livro é um convite para que cada leitor possa resgatar a sua própria história através da memória de Paranaguá. É uma oportunidade de se reconhecer nas narrativas e fortalecer esse sentimento de pertencimento. Quem se interessar pode me procurar ou acessar as plataformas digitais. Tenho certeza de que será uma leitura enriquecedora para todos”, concluiu o autor do livro.

A obra literária pode ser adquirida entrando em contato com o autor pelo WhatsApp (41) 99137-2219, pelo e-mail [email protected] ou pelo Instagram @junior_sampaio_hamilton .  


Escritor Hamilton Sampaio Júnior lança o livro “Echos da Antiga Paranaguá” em noite de autógrafos na Estação FerroviáriaAvatar de Alex Vizine

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Você também poderá gostar