Escolas municipais finalistas apresentaram na semana passada seus espetáculos teatrais do Projeto Ecoviver. As atividades iniciaram nos próprios estabelecimentos em agosto e, após análise de uma comissão julgadora, foram escolhidos cinco espetáculos.
Fizeram parte da final as escolas: Hugo Correia, Nayá Castilho, Castelo Branco, Nascimento Junior e Costa Silva. A temática das apresentações são voltadas para o meio ambiente e questões de sustentabilidade, incluindo, ainda, dengue e alimentação saudável.
“O projeto aconteceu em 13 estabelecimentos de ensino da rede municipal, mobilizando alunos e professores em torno dos objetivos propostos, que se referem à conscientização do meio ambiente”, explica Giovana Bisson, responsável pelas escolas integrais em Paranaguá. Juntamente com ela, as atividades foram acompanhadas de perto por Tenile Xavier, a qual atua diretamente com a aplicação dos referidos projetos. Após o cumprimento de diversas etapas, as escolas chegam à fase final, mostrando empenho e dedicação.
O QUE É
O projeto é uma iniciativa cultural viabilizada pela Lei Federal de Incentivo do Ministério da Cultura. Tem por objetivo sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para despertar um novo olhar sobre a realidade local e as questões da atualidade. O projeto proporciona mostras de teatro e estimula a criatividade.
Várias atividades da rede municipal de ensino prometem movimentar o Teatro Rachel Costa em outubro. No dia 11, acontece a final das Olimpíadas de Cultura Parnanguara. No dia 14, haverá a finalização do projeto Mosaico. Ambas as apresentações irão mostrar as potencialidades artísticas dos estudantes.