O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizado no Centro Histórico de Paranaguá, é uma importante opção de lazer e cultura para moradores e turistas.
Neste fim de semana, o Museu conta com quatro exposições temporárias sendo expostas com foco na cultura popular, fandango, conhecimento indígena e festas religiosas do litoral do Paraná.
- Lojas Colombo inaugura nova loja em Pontal do Paraná
- Guaíra abre seleção para atores e atrizes em montagem do Teatro de Comédia do Paraná
Além disso, o próprio prédio histórico já é uma atração por sí só, com mais de 1,2 mil metros quadrados e séculos de história, trazendo consigo a história de Paranaguá e do Paraná. Segundo o MAE, o museu é uma pção para um final de Semana de Cultura a custo zero.
“Visitar o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, situado a rua XV de novembro 575, em frente a Praça Mário Roque permite ao visitante admirar um prédio do século XVIII (1755) e com mais de 1.200.m²,construído com pedra de lastro vindas da Europa e um acervo para lá de interessante distribuídos em 4 exposições temporárias a seu dispor”, destaca a assessoria.
Exposições
“Aproveite o mês de agosto, mês do folclore, das lendas, das ervas medicinais, das crenças em fantasmas e muito mais”, informa a assessoria. “Estamos com quatro exposições em cartaz: Assim Vivem os Homens (cultura popular – em suas últimas semanas); Mestres do Fandango; Yga-Miri – a Canoa da Ciudad Real del Guairá. Além de um acervo fixo sobre os Sambaquis. A partir da segunda quinzena deste mês, estreou uma na exposição: Romaria Caiçara do Divino Espírito Santo”, completa o MAE.
Além das mostras culturais, o visitante pode desfrutar de um prédio histórico amplo com mais de 1.270.000 metros quadrados, com mistérios e lendas presentes em casa corredor.
“Tudo isso é de graça. O Museu está sempre aberto de terça a domingo, das 8h às 20h Venha e traga sua família e amigos para conhecer um pouco mais da cultura do nosso litoral”, finaliza o MAE.
Com informações do MAE