O parnanguara Tiago Nascimento recentemente concluiu o curso de cinema e vem desenvolvendo alguns trabalhos no litoral do Paraná. Seu último documentário foi “O Outro Lado”, gravado em Paranaguá, o qual está prestes a ser lançado em festivais. E agora inicia um novo trabalho, que terá como tema a abolição da escravatura, com o título “O Negro do Litoral do Paraná-Identidade e Luta”. Nascimento destaca que no documentário estará procurando relatar desde o tempo da escravatura até os dias atuais. “Estaremos coletando dados da escravatura, também quando dom Pedro desceu a Paranaguá, assinando a lei no dia 12 de abril de 1831, sobre o tráfico de negreiros pelos navios, até os dias atuais. Falando da contribuição que o negro teve no desenvolvimento da cidade de Paranaguá, do Estado do Brasil. Contando a História de Paranaguá e personalidades que vêm contribuindo com a comunidade negra”, explica.
Ele ressalta que foi iniciado o processo de pré-produção. “Já iniciamos as pesquisas, e iniciamos algumas gravações, como, por exemplo, o desembargador Vicente Del Prete Misurelli e o medalhista paralímpico Maurício Tchopi Dumbo. Dentre estas pesquisas temos 16 personagens principais, além dos dois já mencionados, a leiturista que hoje é assistente do presidente da Sanepar Jandira Santos, como do litoral o Dr. Ivan Luiz Camargo dos Santos, presidente da Frente Afro Litoral, a professora Edicelia Maria dos Santos de Souza, liderança do Movimento Negro, enfim estarão falando da contribuição que a comunidade negra teve na história da cidade como no desenvolvimento do Brasil”, enfatiza.
Também nesta fase o cineasta inicia a captação de recursos para a produção do documentário. “Hoje conseguimos o nosso primeiro apoiador que é a Contabilidade Melo, que abraçou a Frente Afro do Litoral assim como a causa da TCN Filmes do Tiago Nascimento, e estamos à procura de apoiadores e patrocinadores, pois será um desafio enorme nestes 10 meses em que estaremos visitando os sete municípios do litoral e capital”, destacou. O presidente da Frente Afro Litoral, Ivan Camargo, destaca que também pode ser utilizado o mecanismo de incentivo pela Lei do Estatuto da Igualdade Racial. “Queremos demonstrar que a parte mais positiva, não só do período escravocrata, mas dizer que Paranaguá sempre esteve na vanguarda vinculada com a comunidade negra, desde a chegada dos negros aqui no município até os dias atuais”, enfatiza o presidente.
Tiago destaca que a ideia não é fazer só um filme, mas não deixar esquecida a história de Paranaguá, para que se tenha material local para se apresentar nas escolas, bibliotecas e museus. APOIO Quem tiver interesse em apoiar ou entrar como patrocinadora poderá contatar o cineasta pelo telefone (41) 99633-7839 ou pelo e-mail [email protected] onde poderá conhecer o projeto.