Cultura

Artista argentino Juan Carlos Capello reafirma seu amor por Paranaguá em visita ao Brasil

Suas obras são do movimento artístico impressionista

pnavcl26

No dia 5 de julho, um dos maiores nomes da pintura impressionista da Argentina, Juan Carlos Capello, visitou a Folha do Litoral News. De passagem pelo Brasil, Capello sempre inclui o litoral do Paraná em seu roteiro de férias no País. Ele ressalta que as belezas de Paranaguá são inigualáveis e destaca o rico patrimônio histórico do município, o qual fica impressionado toda vez que volta à cidade Mãe do Paraná.

“Eu vim a Paranaguá pela primeira vez no ano de 1978. Foi a primeira cidade que eu vim nas minhas férias. Conheci a Europa, onde nasceu meu pai, minha família, todos os meus avós europeus. E não conhecia o Brasil. Mas em 1978, há 46 anos, vim pela primeira vez”, disse Capello.

Conhecido nacional e internacionalmente, Capello destaca que suas obras são do movimento artístico impressionista, que surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Ele ressalta que nos anos que não veio a Paranaguá foi por conta do trabalho pela Europa.

“Quando falo de Paranaguá, sempre digo que me identifiquei com este lugar, como se fosse meu, de outra vida. Venho há 46 anos, mas não todo ano, porque tem anos que eu estive trabalhando na Itália durante a minha juventude, trabalhei na França e na Bélgica” 

A principal proposta do impressionismo é mostrar, através das artes plásticas, principalmente a pintura, os efeitos da luz no ambiente, além de apresentar as impressões pessoais dos artistas quanto ao que observavam, através de cores primárias.

0i4w0m30
“Eu vim à Paranaguá pela primeira vez no ano de 1978”, disse o artista

O artista Juan Carlos Capello escolhe o mês de julho para visitar Paranaguá até por conta do aniversário da cidade, em 29 de julho. Capello adiantou que retorna à cidade nesta data para celebrar os festejos no município mais antigo do Paraná.

“Na Argentina e em muitos países da Europa que eu estive de passagem, sempre falei de Paranaguá. É incrível. As pessoas me perguntam, onde fica Paranaguá? Mas todos conhecem Rio de Janeiro, São Paulo, Camboriú e Florianópolis. Aqui, é uma cidade muito bonita, com o seu valor histórico. A Catedral Diocesana, a Igreja de São Francisco das Chagas, Valadares, entre outros. E eu tenho muita documentação e jornais desde 2007 para ver o amor que tenho por Paranaguá”, contou o artista.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Capello já morou em dez países, expandindo suas atividades artísticas. Nascido em 1948, começou a pintar na infância, conquistando seu primeiro prêmio aos dez anos de idade. Na juventude foi morar na França. Em Paris, estudou na Escola de Belas Artes. Na Bélgica lecionou pintura e ingressou no grupo de balé belga. Na Normandia, trabalhou no teatro das artes, expandindo os trabalhos na arte impressionista.

Juan Carlos Capello reúne alguns prêmios, como a Medalha Vaticano (1991) e Prêmio Dar (dança). Na pintura, coleciona prêmios como Fader, Cletto Ciocchini, Amdap, Fray Justo Santa Maria de Oro. Capello já morou em 10 países e três principados.

Você também poderá gostar

Artista argentino Juan Carlos Capello reafirma seu amor por Paranaguá em visita ao Brasil

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Artista argentino Juan Carlos Capello reafirma seu amor por Paranaguá em visita ao Brasil

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.