conecte-se conosco

Coronavírus

Vacinas Pfizer e CoronaVac serão enviadas ao litoral para imunização infantil

Imunizantes devem chegar na quarta-feira, 26

Publicado

em

Foto: Danilo Avanci/Sesa

Na quarta-feira, 26, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), anunciou deverá enviar para a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, responsável pela distribuição aos sete municípios litorâneos, bem como às outras 21 Regionais de Saúde de todo o Paraná, mais 213.480 vacinas contra a Covid-19 destinadas para crianças e adolescentes da faixa etária de 5 a 17 anos. O lote enviado pelo Ministério de Saúde (MS) foi recebido pela Sesa na terça-feira, 25, sendo posteriormente separado para envio à cada região paranaense. 

“São 95.200 doses da Pfizer/BioNTech para crianças de 5 a 11 anos e 118.280 CoronaVac destinadas às crianças e adolescentes de 6 a 17 anos (não imunocomprometidos)”, explica a assessoria da Sesa. As vacinas devem chegar ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), sendo posteriormente encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) “para conferência e armazenamento e devem ser distribuídos para as Regionais de Saúde já na quarta-feira, 26”, informa a pasta estadual.

Até agora, desde o início da vacinação infantil no Paraná há cerca de 10 dias, o Paraná já recebeu 131 mil doses pediátricas destinadas à imunização de cerca de 1.075 milhão de crianças. “Receberemos uma quantidade grande e já devemos descentralizá-lo o quanto antes para que cheguem logo aos municípios”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Os internamentos estão aumentando e cada vez mais a vacina se mostra como o principal defensor do organismo contra o coronavírus. Adultos, adolescentes e crianças: ninguém deve ficar de fora”, reforça.

“Esse é o terceiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech para crianças de 5 a 11 anos. O lote com 95.200 doses está previsto para chegar às 23h10, no voo 4736. A remessa é direcionada ao público infantil”, informa a Sesa.

CoronaVac e vacinação infantil

Segundo a Sesa, esta será a primeira remessa enviada pelo MS da CoronaVac destinada a crianças e adolescentes com idade entre 6 a 17 anos não-imunocomprometidos. “No dia 21 de janeiro este imunizante foi incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para vacinar crianças contra a Covid-19, após receber a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. O novo lote deve chegar ao Estado em dois voos. Um previsto para 21h15 e o outro, 23h10”, finaliza a Secretaria de Saúde.

Com informações da Sesa