conecte-se conosco

Coronavírus

Vacinação contra a Covid-19 em Paranaguá seguirá até 30 de dezembro

Após essa data, a aplicação das doses retornará em 3 de janeiro

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá divulgou os horários e dias de vacinação contra a Covid-19 nesse período que antecede o fim do ano. A aplicação das doses do imunizante ocorre no interior da Estação Ferroviária.

“Desde o início da vacinação contra a Covid-19, a Estação Ferroviária tem sido o espaço de referência da imunização. Neste período de festas de fim de ano, quando muitas pessoas estão em férias, viajam e se preparam para as festas, o movimento no ambiente tende a diminuir. O atendimento será mantido com horários diferenciados”, informou a Prefeitura de Paranaguá.

O atendimento à população segue nesta semana, das 12h às 17h. A campanha vai prosseguir até dia 30 de dezembro (quinta-feira). Após, há recesso nos dias 31 de dezembro, 1.º e 2 de janeiro, retornando o atendimento na segunda-feira, 3, no horário tradicional, das 8h às 18h.

A Prefeitura de Paranaguá informa que todas as etapas de imunização contra o novo Coronavírus estão sendo oferecidas à população: primeira, segunda e terceira doses.

Vacinas contra a Covid-19

Os profissionais de saúde estão aplicando a primeira dose em pessoas com 12 a 17 anos e acima dos 18 anos; a segunda dose da Pfizer/BioNtech com intervalo de 21 dias após a primeira aplicação.

A vacina AstraZeneca está sendo administrada para todos os parnanguaras que receberam a primeira dose com essa mesma vacina. A CoronaVac segue conforme a data de retorno anotada no documento vacinal do cidadão. A segunda dose da vacina Janssen é aplicada após dois meses da primeira dose.

“A terceira dose da vacina contra a Covid-19 está disponível para pessoas com mais de 18 anos, que têm intervalo de 4 meses após a segunda dose. Não deixe de tomar”, explicou a prefeitura.

Nos dias 31 de dezembro, 1.º e 2 de janeiro, o local de vacinação estará fechado em Paranaguá

Vacina contra a Gripe

De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde, “o número de pessoas que não se imunizaram contra a gripe durante a campanha de vacinação ainda é alto. Com cidades e Estados brasileiros apresentando surtos de influenza, e em Paranaguá ocorrendo um crescimento de casos, a Secretaria de Saúde mantém a vacinação nas unidades básicas e na Estação Ferroviária para aqueles que ainda não se imunizaram”, destacou.

O Ministério da Saúde optou neste momento que as vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou em qualquer intervalo com a vacina da gripe ou as demais vacinas.

“Temos percebido um aumento no número de casos de gripe (H3N2) em Paranaguá como também têm ocorrido em outros municípios do país. Desta forma, manteremos a vacinação nas unidades básicas de saúde e na Estação Ferroviária, além de ações que a Secretaria realizará. Se imunizar contra a gripe é tão importante quanto se vacinar contra a Covid-19”, enfatiza a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes.

A Secretaria de Saúde mantém a vacinação contra a Gripe nas unidades básicas e na Estação Ferroviária

A vacina contra a Gripe é voltada para pessoas a partir dos 6 meses de idade. Para se imunizar é preciso apresentar documento com foto, CPF, o Cartão SUS e preferencialmente a carteirinha de vacinação.

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Paranaguá