Equipes volantes irão até profissionais da saúde e idosos para garantir imunização dos grupos prioritários
Na tarde da terça-feira, 19, a Prefeitura de Guaratuba recebeu, no Aeroporto Municipal, a primeira remessa de 263 doses da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, para imunização contra a Covid-19. As doses, enviadas pelo Governo do Estado e Governo Federal, serão, neste primeiro momento, utilizadas para a vacinação de profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia, passando posteriormente para a imunização de idosos. De acordo com o município, outra novidade é que a imunização deverá ser no modelo “delivery”, ou seja, a vacinação será feita por equipes volantes que irão ao encontro dos trabalhadores de saúde e idosos.
Segundo a prefeitura, a primeira vacinada em Guaratuba foi a auxiliar de enfermagem Laurinda Todt, mais conhecida como a “colega Nina”, de 74 anos, servidora pública desde 1992. “Lotada no Pronto Socorro, atualmente em “home office” com atividade na Central de Material de Esterilização (CME), a servidora já passou por vários setores da saúde no PS e na área rural e, apesar dos 74 anos, se mostra disposta a continuar trabalhando. Ela é a pessoa mais idosa do município em atividade na saúde. A enfermeira que aplicou a vacina foi a servidora Indianara Niquilini Travassos”, explicou a assessoria do município.
Ainda de acordo com a assessoria, o prefeito Roberto Justus e o secretário de Saúde, Gabriel Modesto, receberam as doses da Coronavac no Aeroporto de Guaratuba. Posteriormente, às 17h, foi feita a primeira aplicação do imunizante. “Vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para imunizar o maior número de pessoas no menor tempo possível”, afirma Justus. Segundo o prefeito, os cuidados devem prosseguir até que a vacinação ocorra de maneira maciça no município. “Temos ainda que ter cautela, nós temos que continuar trabalhando com prevenção e responsabilidade”, complementa.
Imunização delivery
Segundo a prefeitura, a imunização dos profissionais seguirá cronograma feito pela pasta de Saúde. Após recebimento de mais doses, a primeira fase da vacinação priorizará os grupos preconizados, que em Guaratuba são formados por 716 profissionais de saúde, sendo que, destes, 489 são do setor público. Além disso, serão vacinados 3.766 idosos, sendo que 1.350 têm acima de 75 anos. “A estratégia é fazer a vacinação volante para os profissionais de saúde, que vai ser concentrada na Epidemiologia, que fica no posto de saúde da praia. Esse posto volante vai até todas as unidades de saúde para vacinar os profissionais. Os trabalhadores de saúde terão agendamento”, explica a assessoria.
“Os idosos acima de 75 anos, cadastrados na atenção básica, também serão vacinados em casa, por equipes volantes que serão montadas. Será feito agendamento. A prefeitura ressalta que esses grupos serão vacinados de acordo com o número de doses que forem recebidas pela Sesa”, informa a prefeitura.
“Para quem recebeu a primeira dose, o lote da segunda será encaminhado pelo Estado apenas após três semanas (intervalo de aplicação entre as doses). O armazenamento está sendo feito no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias”, detalha.
Guaratuba e logística para vacinação
O secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto, afirma que a distribuição mais ampla da vacina depende do volume de doses que Guaratuba irá receber, sendo que uma comissão especial já foi criada para logística de distribuição. “Serão vacinados, primeiramente, os profissionais que estão diretamente na linha de frente contra a Covid-19, os profissionais do PS, a equipe do SAMU, o setor de epidemiologia e seguindo para as Unidades Básicas de Saúde, à medida que formos recebendo as doses”, complementa.
Para evitar aglomerações e com foco em imunizações já realizadas no município, como a da gripe, a prefeitura deverá fazer a vacinação em domicílio para os idosos. “Temos todos os idosos cadastrados nas UBSs, sabemos onde moram, temos os agentes de saúde que os acompanham, então teremos equipes volantes indo na casa desses idosos fazer essa vacinação e, na sequência, partimos para os próximos grupos definidos pelo Ministério da Saúde”, explica o gestor da Saúde, relatando que todos os passos da imunização e chamamento dos grupos que serão imunizados serão informados por meio da imprensa.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba
Leia também: Vacinas já chegaram a 399 municípios do Paraná