conecte-se conosco

Coronavírus

UTI da Ala Covid-19 do Hospital Regional do Litoral atinge 100% de ocupação

Desde o início da pandemia, em um ano, Hospital Regional abriu 35 leitos para atendimento a pacientes com Coronavírus

Publicado

em

UTI da Ala Covid-19 do Hospital Regional do Litoral atinge 100% de ocupação

Diretor do HRL alertou que hospital está vivendo o pior momento da pandemia

Na tarde de sexta-feira, 5, o diretor-geral do Hospital Regional do Litoral (HRL), Giovani de Souza, usou suas redes sociais para alertar a população quanto à situação crítica da pandemia e à alta ocupação da Ala Covid-19 da unidade hospitalar, que é referência na região. Segundo ele, a ocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da ala com foco pandêmico atingiu 100% de ocupação, sendo que todos os 25 leitos estão ocupados por pacientes do litoral.

“Estamos vivendo o pior momento da pandemia”, relata o diretor-geral. Segundo Souza, no começo da pandemia, em março de 2020, o HRL contava com 10 leitos de UTI e 10 de Enfermaria da Ala Covid-19, número que, após um ano da crise sanitária chegando a março de 2021, passou por uma ampliação e chegou ao total de 25 leitos de UTI e 25 de enfermaria, ou seja, mais 15 leitos foram abertos em cada setor. Além disso, mais cinco leitos foram ampliados pelo HRL para atendimento à enfermidade, no entanto, faltam médicos para atendimento.

Pensando no atendimento de outras enfermidades, acidentes, afogamentos e outros tipos de emergência, segundo o gestor, durante este um ano de pandemia o HRL manteve 14 leitos de UTI Geral.

Taxa de ocupação

Segundo o diretor-geral, a UTI, que atende pacientes graves com Covid-19, está com 100% de ocupação na sexta-feira, 5. A enfermagem, que atende pessoas em condição moderada da doença, está com 90% de ocupação.

HRL

“O HRL é um dos cinco maiores hospitais públicos do Paraná, 100% SUS, é um hospital próprio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), sob gestão da FUNEAS”, explica o gestor, destacando a complexidade de atendimento a sete municípios da região, que juntos somam uma população de 299.824 habitantes. 

Outro ponto destacado por Souza é que durante a temporada de verão e feriados, o HRL passa a atender um número de pessoas ainda maior que pode chegar a um milhão de habitantes, em virtude da vinda de turistas. “Além de ser referência para a Covid-19, somos referência em gestação de alto risco com sete a 10 leitos de UTI Neonatal”, explica.

Outros serviços ofertados pelo HRL estão nas áreas de traumato-ortopedia, neurocirurgia, cirurgia geral, pediatria, entre outro. Além disso, são feitas atividades de laboratório, agência transfusional, Tomografia, RX, endoscopia, colonoscopia, ecografia, ecodopller. “Tudo isso, todos os dias, 24 horas, sete dias por semana”, finaliza o diretor.

Leia também: Fiocruz confirma circulação de variantes do Coronavírus no Paraná

Em alta

plugins premium WordPress