Coronavírus

UFPR Litoral já produziu mais de 1,1 mil máscaras protetoras

Cada máscara demora cerca de duas horas para ser produzida (Foto: UFPR Litoral)

UFPR Litoral já produziu mais de 1,1 mil máscaras protetoras

UFPR Litoral já produziu mais de 1,1 mil máscaras protetoras

YouTube video

“Face masks” foram doadas principalmente para profissionais de saúde

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (UFPR Litoral) está realizando diversas ações de apoio ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 nos municípios da região. Uma das ações é a produção de máscaras de acetato para auxiliar na proteção ao novo Coronavírus, a chamada “face mask”. Até agora, mais de 1,1 mil itens foram produzidos pela UFPR e doadas para profissionais de saúde que atuam em municípios do litoral e de outras regiões do Paraná. 

“Desde junho o Setor Litoral da UFPR vem produzindo máscaras de acetato para auxiliar na proteção, principalmente, dos profissionais de saúde das instituições públicas nos municípios do litoral contra a contaminação da Covid-19. Já foram doadas máscaras para Matinhos, Guaratuba, Guaraqueçaba e até o município de Cerro Azul recebeu um lote nesta semana”, informa a assessoria da universidade. 

Os itens são produzidos por meio do projeto de extensão “Produção de Máscaras Protetoras Faciais” no Setor Litoral, que é coordenado pelo professor Renato Bochicchio. A iniciativa é executada no laboratório 4 da UFPR Litoral e surgiu como uma das ações da campanha “O vírus é contagioso, mas a solidariedade é contagiante”. 

“Os recursos para os equipamentos e insumos são provenientes de uma chamada pública da PROEC para o enfrentamento à contaminação da Covid-19 e de recursos alocados pelo próprio Setor Litoral. Além do professor Renato, o projeto conta com a participação do professor Emerson Joucoski e da professora Carla Ruschmann; e tem como bolsistas: Tatielle Priscila Cintra dos Santos, Anna Flávia de Lorena e Didier Santana”, informa a UFPR Litoral. 

Produção da máscara

Segundo a UFPR, cada máscara leva cerca de duas horas para ser confeccionada. “Todo o processo acontece em três etapas: produção do arco na impressora 3D; recorte das folhas de acetato e montagem do acetato e da fita elástica no arco”, explica.

De acordo com a universidade, até agora foram produzidas, ao todo, 1.114 máscaras que estão sendo distribuídas em parceria com as prefeituras dos municípios.

Com informações da UFPR Litoral

Leia também: Litoral do Paraná registra 71 novos casos de Covid-19 e dois óbitos


Você também poderá gostar

UFPR Litoral já produziu mais de 1,1 mil máscaras protetoras

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.