Connect with us

Coronavírus

UFPR Litoral já distribuiu 1,5 mil litros de álcool em gel para municípios da região

Previsão é de produção de 3 mil litros de álcool em gel para municípios da região pela UFPR Litoral (Foto: UFPR Litoral)

Publicado

em

1,5 mil litros de álcool em gel

Matinhos, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Guaratuba e Morretes foram beneficiados

Além da atuação acadêmica, a Universidade Federal do Paraná – Campus Litoral (UFPR Litoral) tem sido um importante alicerce científico e sanitário na luta contra a pandemia da Covid-19 no litoral paranaense. Desde o início da pandemia, a UFPR Litoral doou cerca de 1,5 mil litros de álcool em gel 70% para Matinhos, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Guaratuba e Morretes. Segundo a Rede de Combate Covid UFPR, a iniciativa é importante, visto que o produto, produzido pela UFPR Litoral e distribuído gratuitamente na região, é um dos mais eficientes desinfetantes e antissépticos como forma de prevenção ao Coronavírus. 

“Diante de vários casos de contaminação pelo novo Coronavírus, é de fundamental importância a necessidade de mudança de hábitos de higiene, e nessas circunstâncias, é cientificamente recomendado o álcool 70% como eficiente desinfetante de objetos e antisséptico de pele”, salienta a assessoria da UFPR Litoral. De acordo com a universidade, uma das mais importantes iniciativas feitas pela rede é o trabalho conjunto da UFPR Litoral, que atua na produção de álcool. 

“A Universidade Federal do Paraná, comprometida com seu papel protagonista, tem sempre se colocado na vanguarda no enfrentamento das questões que envolvem a sociedade. E não poderia ser diferente neste momento. Estamos passando por uma situação de pandemia e seguimos em sintonia com as orientações da OMS”, afirma o professor Luiz Everson da Silva, docente do Curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral.

De acordo com ele, a UFPR tem se colocado à frente nas questões de urgência de enfrentamento à pandemia. “Iniciamos um esforço coletivo de buscarmos soluções. Uma delas foi a produção de álcool 70% INPM, seguindo os protocolos da Anvisa e Farmacopeia Brasileira. Este material está sendo destinado às secretarias municipais de saúde e assistência dos municípios do litoral”, ressalta o docente.

“Temos uma previsão de produção de 3 mil litros. Até o momento, já disponibilizamos 1.500 litros para as secretarias de Saúde de Matinhos, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Guaratuba e Morretes”, afirma Luiz Everson. “Esse é um dos impactos da rede em ação. A UFPR está unida contra a Covid-19”, finaliza. 

Com informações da UFPR Litoral