Connect with us

Coronavírus

Litoral segue com 30 casos confirmados do novo Coronavírus

Com 18 casos confirmados, Paranaguá é o município litorâneo com mais ocorrências do Coronavírus

Publicado

em

Sesa investiga 45 possíveis casos da Covid-19 na região

Na tarde de terça-feira, 12, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou novo informe epidemiológico da situação do novo Coronavírus em todo o Paraná. Segundo os dados técnicos, o litoral do Paraná segue com 30 casos confirmados de Covid-19, sendo em Paranaguá (18), Guaratuba (4), Pontal do Paraná (3), Matinhos (2), Morretes (2) e Guaraqueçaba (1). 

De acordo com o informe da Sesa, 13 pacientes foram recuperados da doença no litoral. Em Paranaguá (10), Matinhos (2) e Morretes (1). Segundo os dados do Estado, a região segue com três mortes confirmadas decorrentes da Covid-19, uma delas importada, todas em Paranaguá. A morte confirmada pela Prefeitura de Guaraqueçaba na terça-feira, 12, no município em questão, ainda não foi contabilizada nos dados da Secretaria de Estado da Saúde.

A Sesa investiga 45 possíveis casos da Covid-19 no litoral nos seguintes municípios: Paranaguá (37), Guaratuba (3), Guaraqueçaba (2), Antonina (1), Pontal do Paraná (1) e Matinhos (1). 

1.906 casos confirmados da Covid-19 no Paraná

Segundo o Estado, 62 dias após as primeiras confirmações do Coronavírus no Paraná, o Paraná conta com 1.906 mil diagnósticos da Covid-19 e 113 óbitos em decorrência da doença. “Em 12 de março, a capacidade de testes ainda era limitada e a preocupação era com as viagens internacionais dos paranaenses ou os deslocamentos para cidades de outros Estados que já sinalizaram a circulação. Nesse período, o Estado multiplicou a capacidade de testes (alcançando 5,6 mil por dia), estabeleceu controle sanitários nas divisas, restringiu a circulação de pessoas e estruturou uma rede com 549 leitos de UTI, um hospital exclusivo na capital e sete hospitais no interior”, informa a assessoria. 

“Na terça-feira, 12, a Sesa informou que são 57 novas confirmações e duas mortes pela Covid-19. Uma mulher de 91 anos residente em Cascavel faleceu no dia 7 de maio e um homem, de 57 anos, que morava em São José dos Pinhais, morreu no dia 10 de maio, ambos estavam internados”, afirma a Sesa.

A média no Estado é de registro de 30 novos casos e quase dois óbitos por dia. “A média de idade dos pacientes que morreram pela doença é de 68 anos. O mais jovem tinha 34 e o mais idoso 95 anos. Além disso, praticamente 70% dos pacientes já estão recuperados”, salienta a pasta. 

O secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, afirma que as políticas adotadas no Paraná com intervenções pontuais nos municípios e isolamento social permitiram controlar o avanço da doença, mesmo que ela siga causando danos à população. “Se olharmos de forma epidemiológica essa situação, são quase nove semanas do novo Coronavírus no Estado. O alcance e a quantidade de pessoas convalescentes e que morreram pela Covid-19 são indicadores que demonstram perigo. Pensamos na gestão pública de forma ampla, em grandes ações e números, mas cada número é uma pessoa, que tem em seu entorno outras pessoas que se importam e se preocupam com elas”, finaliza o gestor.

O boletim completo pode ser acessado clicando aqui.

Com informações da Sesa