Connect with us

Coronavírus

Suspensão das aulas pode ser prorrogada em Paranaguá

Prefeitura salienta série de ações contra a Covid-19 realizada há mais de um mês em Paranaguá, com isolamento social e toque de recolher

Publicado

em

Primeiro óbito por Coronavírus foi confirmado na cidade

Na quarta-feira, 8, foi confirmado o primeiro óbito devido ao novo Coronavírus em Paranaguá, algo que reforça a necessidade de que as medidas de isolamento social e higiene sejam adotadas pela população parnanguara. Segundo a prefeitura, há cerca de um mês, com uma série de decretos, o Poder Público tem se empenhado para evitar a aglomeração de pessoas e circulação da Covid-19, inclusive com toque de recolher instituído na última semana. A assessoria da prefeitura destacou que as medidas estão mantidas e que a partir da próxima segunda-feira, 13, será obrigatório o uso de máscaras pela população para evitar a propagação do vírus, bem como está sendo analisado que seja ampliada a suspensão das aulas na rede municipal de ensino. 

“A Prefeitura de Paranaguá está há quase um mês num trabalho de orientação e prevenção à população para combater a proliferação do coronavírus. Várias medidas foram anunciadas, tudo para evitar aglomeração de pessoas (com o isolamento social) e até o toque de recolher. Estão mantidas tais ações e agora pede-se que se reforcem os cuidados, para que o sofrimento não chegue a mais famílias da cidade”, afirma a assessoria da Prefeitura de Paranaguá. 

Uso de máscaras

O uso massivo de máscaras pela população foi determinado pela Prefeitura por meio do Decreto N.º 1.940/2020 divulgado nesta semana.  A utilização obrigatória, prevista inicialmente para o dia 8, será instituída na próxima segunda-feira, 13. “Houve a prorrogação do prazo a fim de que todos se adequem em virtude da dificuldade de encontrar máscaras, mas quem puder já deve fazer uso desde agora”, explica o município

“A medida vale para embarque no transporte público coletivo e acesso ao terminal, para uso de táxi ou transporte compartilhado de passageiros, para acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais (supermercados, mercados, farmácias, entre outros), a outros pontos comerciais e no desempenho das atividades em repartições públicas. Poderão ser usadas máscaras de pano (tecido algodão), confeccionadas manualmente”, complementa a assessoria. 

Suspensão das aulas

Segundo o Decreto N.º 1.940/2020, inicialmente o retorno das aulas na rede municipal de ensino está previsto para o dia 13 de abril. Apesar disso, segundo a prefeitura, “serão avaliados critérios epidemiológicos até lá, podendo assim ser prorrogada a suspensão das atividades escolares na cidade”, salienta. 

“Nesta semana a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) divulgou que estão disponíveis no site da Prefeitura de Paranaguá conteúdos específicos para que os cerca de 17 mil alunos da rede municipal possam fazer em casa durante o período de isolamento social. Não há necessidade de imprimir e não terá prejuízo para aqueles que não puderem acessar”, informa a prefeitura. 

Prefeito lamenta primeira morte 

Em nota oficial, a prefeitura lamentou o óbito do empresário Risoaldo Moura, conhecido como “Riso”, com 63 anos, primeira vítima fatal do novo Coronavírus em Paranaguá. “Ao mesmo tempo em que se solidariza com familiares pede que a população de Paranaguá continue tomando todos os cuidados para prevenir a proliferação do coronavírus na cidade, saindo de casa somente se for necessário, lavando as mãos, utilizando álcool em gel e evitando aglomerações”, salienta. 

Em mensagem, o prefeito Marcelo Roque lamentou a morte de Riso e se solidarizou com todos os familiares e amigos.  “Estamos passando por um período de muitos desafios. Temos uma grande responsabilidade e estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance. Os dias não têm sido fáceis, mas contamos com a compreensão e a colaboração de todos os parnanguaras”, salienta.