conecte-se conosco

Coronavírus

Projetos criam oportunidades de trabalho para o setor cultural

Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, ressalta que o setor cultural foi um do ramos que mais sofreu com as medidas de isolamento social

Publicado

em

Vários editais de contratação de trabalho on-line na área da cultura estão à disposição dos artistas e técnicos. A medida é proveniente das esferas municipal e estadual, para amenizar os efeitos negativos causados pela pandemia de Covid-19.  

Uma das possibilidades é através do edital ‘Cultura feita em casa’ que vai selecionar conteúdos digitais artísticos e culturais autorais já finalizados para exibição por meio de plataformas de streaming e mídias sociais do Governo do Paraná. A obra deverá ser material de audiovisual ou áudio nas áreas de Artes Cênicas; Artes Visuais; Audiovisual; Expressões culturais, populares, indígenas e oriundas de comunidades tradicionais; Literatura, livro e leitura; e Música.

Todo o processo de inscrição e acompanhamento dos projetos é realizado de forma on-line por meio do SIC.Cultura. As inscrições ficarão abertas de 1.º de julho até às 17h59 minutos do dia 27 de julho de 2020.

Município

A Prefeitura de Paranaguá publicou a chamada pública 004/2020. Trata-se de um Termo de Cooperação, que visa a credenciar projetos das mais variadas expressões artísticas e culturais a serem executados no Programa “Cultura na Rede”, pelo período de sete meses.

Serão contempladas as modalidades: Música, Dança, Teatro, Show de Humor, Cultura Popular, Cine/Foto/Vídeo, Literatura, Artes Visuais (pintura, escultura e desenho), Contação de História, Educação Patrimonial, Circo e entre outros.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, de todos os segmentos em que agentes culturais atuam, foi o ramo de atividade que mais sofreu com as medidas de isolamento social. “Quando vemos este setor, precisamos enxergar como segmento econômico, como força de produção. Desta forma, vemos um setor econômico sendo severamente prejudicado pelas medidas de isolamento, perfeitamente justificáveis, porém danosas para os profissionais envolvidos com produção de eventos, principalmente”, ressalta.

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) buscou adiantar o processo de suporte a essa classe, disponibilizando um edital de proposta de trabalho adaptada à realidade atual, em que o agente cultural deverá apresentar seu trabalho em mídia digital, recebendo por isso.

“Da mesma forma foram desenvolvidos editais pelo Governo do Estado, BNDES e o Governo Federal pela própria lei Aldir Blanc, que além do auxílio emergencial destina parte da verba para editais de fomento à cultura, basicamente da mesma forma que estamos desenvolvendo no município”, completa.

Todos os espaços culturais estão paralisados desde 20 de março

“Buscamos unir forças com todos os agentes culturais do município e também da região, que é meu dever como representante da macrorregião do litoral no Conselho de Cultura do Estado e presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Certamente o debate e as orientações dentro dos parâmetros legais, servirão para que possamos ultrapassar esse momento totalmente sem precedentes da melhor forma possível”, finaliza.

Publicidade






Em alta