Coronavírus

Prefeituras de Guaratuba e Matinhos intensificam fiscalização do toque de recolher

Alta de casos ocorre em plena temporada de verão, quando há aumento de circulação de turistas na região (Foto: Arquivo/AEN)

Prefeituras de Guaratuba e Matinhos intensificam fiscalização do toque de recolher

Prefeituras de Guaratuba e Matinhos intensificam fiscalização do toque de recolher

Municípios pedem que turistas e moradores redobrem os cuidados neste momento de alta de casos da Covid-19

Na quarta-feira, 13, os prefeitos de Guaratuba, Roberto Justus, e de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, o “Zé da Ecler”, se reuniram na sede da Prefeitura de Matinhos e anunciaram que irão intensificar as medidas de fiscalização à prevenção da Covid-19 nos dois municípios que concentram a maior parte das praias do litoral. A medida ocorre no momento em que houve aumento de casos do Coronavírus nas duas cidades e em toda a região, algo registrado neste período de temporada de verão, quando há aumento de circulação de turistas no litoral e, consequentemente, chances de aumentar a circulação do vírus e o número de contaminados. 

Guaratuba

Uma das principais ações anunciadas será a intensificação da fiscalização do toque de recolher vigente por decreto estadual. “Os prefeitos se comprometeram a trabalhar em conjunto para intensificar a fiscalização nos dois municípios acerca do decreto do Governo do Estado que, desde o início de dezembro, estabelece toque de recolher entre as 23h e às 5h. O instrumento jurídico também mantém a proibição de comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em vias e espaços públicos entre as 23h e as 5h”, informa a assessoria da Prefeitura de Guaratuba.

“Com a considerável elevação do número de casos de Coronavírus no litoral, a ocupação de leitos e a taxa de transmissão do vírus, Justus e Zé da Ecler, com o intuito de cuidar e dar uma resposta à comunidade, realizam, a partir de agora, trabalho em conjunto de fiscalização acerca do toque de recolher e das aglomerações em Guaratuba e Matinhos”, reforça a Prefeitura de Guaratuba.

Matinhos

Prefeituras intensificam toque de recolher
Prefeitos de Guaratuba, Roberto Justus, e Zé da Ecler, de Matinhos, anunciaram fiscalização conjunta após reunião na quarta-feira, 13 (Foto: Prefeitura de Guaratuba)

O prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, utilizou as redes sociais para reforçar o apoio às medidas de fiscalização contra a Covid-19. Ele fez um apelo aos moradores, comerciantes e turistas para que respeitem o toque de recolher. Outro ponto anunciado é que as duas prefeituras de Matinhos e Guaratuba farão continuamente as chamadas AIFUs (Ações Integradas de Fiscalização Urbana).

“Precisamos tomar atitudes enérgicas nesse momento. Vale mais a vida do que qualquer outra coisa. Teremos a AIFU: Ação Integrada de Fiscalização Urbana. A partir de hoje, Matinhos e Guaratuba vão fazer uma fiscalização mais severa”, afirma Zé da Ecler

“Precisamos obedecer ao decreto do Governo, que é lei, para todos e que no período entre 23 horas até as 5 da manhã o comerciante mantenha seu comércio fechado, respeitando o decreto. E que as pessoas fiquem em casa. Dessa maneira, vamos colaborar para que a pandemia não se propague ainda mais, levando as vidas das nossas famílias. Isso tudo é para salvar e preservar as nossas vidas”, ressalta o prefeito de Matinhos.

É válido ressaltar que o toque de recolher respeita ao que determina o Decreto Estadual N.º 6.599 e está vigente até o dia 31 de janeiro.

Com informações das prefeituras de Guaratuba e Matinhos

Leia também: Diretor da 1.ª RS informa primeiros passos da vacinação contra a Covid-19 no litoral

Prefeituras de Guaratuba e Matinhos intensificam fiscalização do toque de recolher

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.