Connect with us

Coronavírus

Prefeitura libera acesso ao calçadão em Guaratuba nos fins de semana e feriados

Novo decreto reforça a responsabilidade social que deve ser adotada pelos cidadãos, comércio e prestadores de serviço, afirma município (Foto: AEN)

Publicado

em

Prefeitura libera acesso ao calçadão

Faixa de areia e água seguem com proibições de acesso

Na quinta-feira, 1.º, a Prefeitura de Guaratuba divulgou o decreto n.º 23.543/2020, alusivo às medidas de prevenção à pandemia da Covid-19, permitindo o acesso a moradores e turistas ao calçadão de Guaratuba nos fins de semana e feriados, mas manteve a faixa de areia da praia e água com proibição de entrada nessas datas. O decreto já está vigente e manteve algumas restrições no município, sendo que a prefeitura, ao anunciar as novas medidas, reforçou que a população deve apoiar o combate ao novo Coronavírus com responsabilidade social. 

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Guaratuba, o novo decreto reforça a responsabilidade social que deve ser adotada pelos cidadãos, comércio e prestadores de serviço em geral, com foco no combate à pandemia, com utilização de máscara, distanciamento social e higiene. 

“As medidas levam em consideração que a taxa de transmissão da Covid-19 nos últimos 14 dias tem se mantido inferior a 1, segundo dados da 1.ª Regional de Saúde, indicando desaceleração do número de casos e com tendência de queda. Também considera que o fato de a taxa de ocupação dos leitos na Unidade Municipal de atendimento à Covid-19 vem se mantendo abaixo de 32% e que as medidas adotadas estão sendo atendidas pelo comércio e a população em geral”, afirma a prefeitura.

Mudanças

Segundo o município, a principal mudança no decreto é a liberação do acesso ao calçadão da orla aos fins de semana e feriados para atividades físicas sem aglomeração. “Permanece proibido o acesso à faixa de areia e à água, a partir das 18h de sexta-feira, sábado, domingo e feriados. Areia e água estão liberadas de segunda-feira até às 18h de sexta”, informa a assessoria.

Hotéis e retomada de esportes coletivos

A Prefeitura afirma que hotéis, pousadas e similares podem ocupar, em fins de semana e feriados, 70% da sua capacidade, retornando a 30% nos dias de semana, com manutenção da obrigatoriedade de quarentena de 72 horas nos quartos após serem desocupados. “Também fica permitida a prática de esportes coletivos (basquetebol, voleibol, handebol, futebol de campo ou de salão nas quadras particulares sob regras estritas”, finaliza.

O texto do decreto e o horário de funcionamento das atividades em Guaratuba pode ser acessado no link a seguir:  http://portal.guaratuba.pr.gov.br/images/decretos-covid/23543-Covidprorroga.pdf.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba