Coronavírus

Prefeitura explica quando e onde cidadãos devem procurar atendimento para Covid-19

Caso pessoa esteja infectada, ela será monitorada por equipe da Epidemiologia e deve ficar isolada por cerca de 14 dias

O crescimento da pandemia em Paranaguá e no litoral gera dúvidas aos cidadãos com relação aos principais sintomas do novo Coronavírus, bem como quando e onde procurar a rede municipal de saúde para realizar os testes para confirmação ou não da doença e encaminhamento de eventual tratamento. A Folha do Litoral News entrou em contato com a Prefeitura de Paranaguá, que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tirou as principais dúvidas dos munícipes com relação à doença, seu atendimento e testagem, bem como analisou a situação atual da pandemia em Paranaguá.

“Os sintomas da COVID-19 podem variar muito de acordo com cada pessoa. Os sintomas mais comuns são: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato e/ou alteração do paladar, distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia), cansaço, diminuição do apetite dispnéia (falta de ar)”, explica a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Segundo o município, caso os sintomas sejam leves, o cidadão deve aguardar o terceiro dia de sintomas para procurar atendimento na rede municipal. “Após isso, ele deve procurar o Hospital de Campanha ou as duas outras unidades de referência em atendimento à Covid-19: unidade de saúde na Serraria do Rocha e unidade de saúde Rodrigo Gomes, na Ilha dos Valadares. A medida é necessária para que os exames (Swab – PCR) alcancem resultados mais precisos”, detalha.

Outro ponto é o atendimento on-line do município para sanar dúvidas. No endereço eletrônico www.paranagua.pr.gov.br , ao clicar no link “Coronavírus”, o munícipe é informado sobre a doença, além do boletim epidemiológico municipal diário e telefones e e-mails para sanar dúvidas da população.

O que fazer se estiver com Covid-19

Segundo a Secom, é sempre importante prestar atenção aos sintomas, já que apesar de não ter uma cura, o tratamento no início dos sintomas é muito importante. “Caso necessite de atendimento médico, a pessoa pode se dirigir aos locais já citados. De outra forma, o suspeito ou confirmado para Covid-19 não deve circular. É necessário permanecer em isolamento por aproximadamente 14 dias para evitar a transmissão do vírus. A equipe da Epidemiologia entrará em contato com o paciente para realização do monitoramento”, detalha.

Situação atual da pandemia

De acordo com o município, a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio das demais pastas, não tem medido esforços para frear a disseminação do vírus e para atender a todos os suspeitos e confirmados que buscam o atendimento público de saúde. “Quanto mais se testa, maior é o número apresentado de positivados já que mais pessoas foram diagnosticadas. O número de pessoas confirmadas para a Covid-19 tem aumentado em todo o País e com um maior número de testes essa tendência de aumento é esperada. Dados da 1.ª Regional de Saúde mostram que a média de testagens de Paranaguá está acima do Paraná. Conforme os dados, Paranaguá testou até a semana epidemiológica 29 – que corresponde até o dia 18 de julho-, 2,39% da população enquanto o Paraná realizou a testagem em 1,72% dos paranaenses e o litoral, como um todo, 1,89% de sua população”, informa.

Medidas de Prevenção

Segundo o prefeito Marcelo Roque, o isolamento social, uso frequente de máscara e a higienização, especialmente das mãos, são as ferramentas mais importantes para diminuir a transmissão viral. “A detecção precoce é importante para que haja o acompanhamento do paciente, por isso há três locais de referência na cidade. Por outro lado, é importante que a pessoa com suspeita ou confirmada para Covid-19, mantenha-se em isolamento evitando sair de casa sem que haja uma necessidade médica. Compras, passeios, visitas não devem ocorrer nesse período de aproximadamente 14 dias”, finaliza Roque.

Você também poderá gostar

Prefeitura explica quando e onde cidadãos devem procurar atendimento para Covid-19

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.