conecte-se conosco

Coronavírus

Pontal do Paraná reimplanta barreira sanitária a partir de sexta-feira

Objetivo é conter avanço da pandemia. Barreira ficará no KM-16 da PR-407 (Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná)

Publicado

em

Pontal do Paraná reimplanta barreira sanitária a partir de sexta-feira

Poderão entrar na cidade pessoas que tenham vínculo com o município

A partir de sexta-feira, 26, a Prefeitura de Pontal do Paraná implantará na entrada do município uma barreira restritiva para conter a entrada de pessoas que não possuam vínculo com a cidade, ou seja, que não residam ou trabalhem na localidade. A medida segue decisão conjunta da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) que já foi adotada no final de semana anterior. O objetivo é controlar a pandemia da Covid-19 em toda a região, visto o aumento de casos e óbitos decorrentes da doença nas últimas semanas, bem como superlotação de leitos no Hospital Regional do Litoral (HRL), bem como outros hospitais e unidades de saúde dos sete municípios da região.

“A partir desta sexta-feira, 26, a barreira restritiva será instalada na PR-407 no posto da Polícia Rodoviária Estadual no KM 16. Quem não comprovar vínculo com o município não vai entrar na cidade.  A barreira restritiva na BR-277 continua, portanto para ter acesso a Pontal do Paraná, deverá passar por essas duas barreiras comprovando ser morador no município”, explica a assessoria da Prefeitura de Pontal do Paraná. 

A ação possui respaldo do Decreto N.º 9.545, onde a prefeitura fica autorizada a “realizar barreiras sanitárias restritivas e demais medidas administrativas necessárias para coibir a aglomeração de pessoas”, detalha a norma. “As pessoas que chegarem à barreira sanitária serão informadas sobre a pandemia do novo Coronavírus e suas variantes, sobre a situação do sistema de saúde municipal; terão aferidos os respectivos sinais de temperatura corporal; serão orientadas sobre as medidas e cuidados de prevenção”, detalha o decreto.

“Deverá ser providenciada a publicidade da barreira por meio de avisos nos principais acessos ao Município de Pontal do Paraná; matérias no site oficial e em redes sociais, dentre outros veículos de comunicação social”, relata o município. 

Medidas adotadas 

O Decreto N. º 9.545 dispõe sobre medidas urgentes de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus. Entre elas, há a determinação de que “farmácias e postos de combustíveis podem ficar abertos no período de 24 horas, de segunda a domingo, exceto as conveniências dos postos que deverão ser fechadas conforme o horário estabelecido das 22h”, informa.

 “As igrejas poderão funcionar de segunda a sexta-feira, com capacidade de 15% das 8h às 20h; as academias podem abrir de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h com capacidade de 30%. Os bares e restaurantes podem funcionar de segunda a sexta-feira, de forma presencial das 10h às 22h, e no sistema delivery até às 24h, no sábado e domingo, e no dia 19 de março (feriado municipal dedicado ao padroeiro São José), apenas sistema delivery e para retirada no balcão até às 22h”, afirma a assessoria. 

De acordo com o decreto, a venda de bebidas poderá ser realizada de segunda a sexta-feira até às 22h, ficando proibida a comercialização em feriados e fins de semana.  “Fica proibido a permanência na areia da praia, a orla está interditada, assim como apresentações musicais e som eletrônico que podem aglomerar pessoas. No domingo apenas farmácias e postos de combustíveis poderão funcionar, e restaurantes apenas no sistema delivery”, finaliza a prefeitura.

O decreto pode ser acessado clicando aqui.

Leia também: Governador participa da criação de comitê nacional para enfrentamento da pandemia

plugins premium WordPress