conecte-se conosco

Coronavírus

Pessoas com suspeita ou confirmadas com Covid-19 ou dengue devem esperar para tomar a vacina

Mesmo com o início da imunização dos grupos prioritários, não é hora de relaxar com as medidas de prevenção

Publicado

em

Pessoas com suspeita ou confirmadas com Covid-19 ou dengue devem esperar para tomar a vacina

A secretaria municipal de Saúde de Paranaguá informa que as pessoas que se encontram com suspeita ou confirmação de dengue ou Covid-19 devem aguardar 30 dias após o final dos sintomas para receber a dose da vacina contra o Coronavírus.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Maristela Cerqueira, explica que o período deve ser observado. “Esse período é importante para o paciente. Ele não precisa se preocupar porque após esse prazo, poderá se vacinar tranquilamente”, informa Maristela.

A profissional reforça ainda que pessoas aguardando resultado ou já positivadas para Covid-19, devem permanecer em isolamento. “O paciente precisa permanecer isolado para não disseminar o vírus. Ele assina um termo se comprometendo a respeitar esse isolamento. Por mais que a pessoa sinta-se bem, ela continua transmitindo o vírus”, ressalta.

Vale enfatizar que mesmo com o início da imunização dos grupos prioritários, não é hora de relaxar com as medidas de prevenção. Usar máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento social são medidas eficientes e necessárias para evitar a disseminação do vírus.

Neste período de pandemia, com os casos de Covid-19 aumentando em todo o país e muitas informações desencontradas surgindo nas redes sociais, várias dúvidas podem surgir e por isso, a Secretaria Municipal de Saúde traz detalhes sobre onde buscar atendimentos em casos de suspeita de Covid-19, coletas de exames, entre outros.

Confira algumas dicas importantes:

Estou com suspeita de Covid-19, mas meus sintomas são leves ou brevemente moderados. Onde devo buscar atendimento?

O paciente com sintomas leves e moderados de Covid-19 pode procurar a Arena Albertina Salmon entre 7h e 19h. O local está aberto todos os dias inclusive nos feriados.

Estou com dificuldade de respirar ou falta de ar e dor ou pressão no peito. Onde devo ir?

Se o cidadão apresentar sintomas agravados como falta de ar ou pressão no peito, pode se dirigir ao Hospital de Campanha, que atende 24 horas e está aberto todos os dias. O atendimento no local é destinado a pacientes com quadro clínico suspeito ou confirmado de Covid-19 que necessitem de algum tipo de observação e suporte hospitalar, por isso o ideal é apenas procurar o Hospital de Campanha em casos de sintomas mais acentuados.

Como funciona para fazer a coleta para exame de detecção da Covid-19?

Para que o exame tenha maior eficácia, é importante aguardar ao menos três dias de sintomas para aí sim, realizar a coleta, mas isso não significa que você não será consultado caso necessite de atendimento. É o médico que indicará o melhor tratamento e a necessidade e momento correto de realizar o exame.

 Fiz o exame e ainda não veio meu resultado. O que devo fazer?

Primeiramente é importante lembrar que você assina um “Termo de Responsabilidade” quanto ao isolamento. Leia atentamente esse documento, pois independente da chegada ou não do resultado, o cidadão deve permanecer em isolamento para não transmitir a doença. O período de isolamento consta no Termo de Responsabilidade.
A coleta é realizada pelo município e encaminhada a Secretaria de Estado da Saúde, ao Laboratório Central (Lacen). Em média leva entre 7 a 10 dias para o resultado. Independente da chegada do resultado, a pessoa já terá seu tratamento iniciado conforme indicação individual do médico. Mantenha a calma, siga a orientação médica e fique em casa.

Onde posso sanar dúvidas, sugerir ou informar algo que não achei correto?

O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo número (41) 3420-2806 de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h ou pelo e-mail [email protected]. Também pode acompanhar informações pelo site da Prefeitura de Paranaguá www.paranagua.pr.gov.br.

Com informações da Secretaria de Saúde de Paranaguá

Leia também: Paraná passa de 1 milhão de doses aplicadas da vacina contra o Coronavírus

Em alta

plugins premium WordPress