conecte-se conosco

Coronavírus

Pessoas acima dos 50 anos são vacinadas com a 4.ª dose em Paranaguá

Aplicação ocorre no Terminal Urbano e na Subprefeitura Waldir Salmon

Publicado

em

Iniciou na terça-feira, 7, uma nova etapa de vacinação contra a Covid-19 em Paranaguá. Nesta fase, as pessoas com 50 anos ou mais podem receber a quarta dose da vacina contra o Coronavírus. Para que a aplicação ocorra é necessário um intervalo de quatro meses completos após a terceira dose.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou dois espaços para receber a população que buscar pela imunização. A vacinação está disponível no Terminal Urbano, no Centro de Paranaguá e na Subprefeitura Waldir Salmon, instalada no bairro Nilson Neves. O atendimento ocorre das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. As demais etapas da vacina também continuam disponíveis.

O atendimento ocorre das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira

Pessoas que fazem parte do público alvo para a vacina contra a Gripe também podem se vacinar nos dois pontos fixos ou ainda em qualquer Unidade Básica de Saúde.

Dados obtidos até às 14h de terça-feira, 7, no Terminal Urbano foram aplicadas 285 doses de vacinas, de todas as etapas de imunização. Já na subprefeitura o número é menor, 70 pessoas foram vacinadas neste mesmo período. É importante apresentar documentos pessoais para receber a vacina. Também é necessário usar máscara de proteção para entrar nos locais de vacinação.

Depoimentos

Ismail da Silva Batista, de 60 anos, recebeu a quarta dose da vacina contra a Covid-19 na terça-feira, 7, em Paranaguá. “Já tinha passado o intervalo de quatro meses da terceira dose e agora vim tomar a quarta dose. Eu estava esperando ansioso por essa vacina e agora estou mais protegido e com a idade que a gente tem precisamos nos proteger ainda mais usando a máscara”, contou.

O comunicador Larry Cesar Santos, de 55 anos, aproveitou o primeiro dia da nova faixa etária para receber a quarta dose da vacina. Ele ainda comentou que daqui 15 dias tomará a vacina contra a gripe. “Aproveito para convidar e convocar as pessoas da faixa etária acima dos 50 anos a tomarem a vacina contra a Covid-19. É importante as pessoas se vacinarem e também manterem todos os cuidados, como o uso de máscara. Procure os locais de vacinação e tome a vacina, pois é importante para você, para sua família, amigos e toda a sociedade. Ano passado eu tomei a vacina da gripe e daqui 15 dias tomarei a vacina contra a gripe da campanha deste ano”, alertou.

Selma dos Santos Elias Zacharias, de 59 anos, aproveitou o primeiro dia da nova faixa etária para receber a quarta dose da vacina

Selma dos Santos Elias Zacharias, de 59 anos, está feliz em conseguir tomar mais uma dose da vacina e manter-se protegida do vírus. “Estou bem mais protegida e feliz de ter passado por essa pandemia e estar aqui e então temos que ir à luta e todos tomarem a vacina. Nesse período todo de pandemia eu não peguei o vírus, mas eu perdi um cunhado muito querido da família por conta da Covid-19. Ele faleceu quatro dias depois que a vacina chegou no porto, ele era portuário”, relatou.

Silvio Vintem, de 72 anos, foi até o Terminal Urbano de Paranaguá para receber a quarta dose do imunizante e sente-se mais protegido. “É a ciência, a pesquisa, então você tem que obedecer a saúde. Desde criança a gente teve que estudar e levar a carteirinha de vacinação em dia, caso contrário não conseguia a matrícula, no meu tempo era assim. É questão de cultura, o povo tem que aprender a se proteger”, observou.

Lucimere do Rocio Loiola, de 56 anos, agradeceu pela oportunidade de receber a vacina

Lucimere do Rocio Loiola, de 56 anos, comentou da emoção em receber a vacina. “Eu tomei a quarta dose e é muito bom, pois assim eu vou ficar imunizada, pelo menos fico um pouco livre dessa doença, um pouco mais protegida. Mesmo assim temos que continuar com a máscara, álcool, lavar as mãos, pois não dá pra descuidar. Então, venham tomar a vacina porque a doença está aumentando”, disse.

Covid-19

Em Paranaguá, está disponível a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a partir de 5 anos de idade, a segunda dose, assim como a terceira dose a partir dos 12 anos com quatro meses de intervalo completos após a segunda dose e a quarta dose para imunocomprometidos e pessoas com mais de 50 anos com de quatro meses de intervalo após a terceira dose.