A Prefeitura de Paranaguá informa que no fim de semana haverá campanha de vacinação contra a Covid-19 para as pessoas do público em geral. Com a chegada de um novo lote de imunizantes, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde continuarão com a aplicação das doses para os parnanguaras com idade a partir dos 42 anos. A força tarefa seguirá com a mesma logística, que mostra a agilidade nos locais de vacinação, onde há uma estrutura montada na Avenida Maximiano da Fonseca e também no interior da Estação Ferroviária, das 8h às 22h.
“Voltaremos com força total no sábado e no domingo para fazer a imunização da faixa etária dos 42 anos completos ou mais. Chegou um número bom de vacinas e nós vamos dar continuidade a partir do sábado, 12, já no período da manhã e seguiremos até o domingo enquanto houver doses disponíveis”, informou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.
Em dias de força-tarefa de vacinação contra a Covid-19, o número de pessoas que buscam a Estação Ferroviária para receber o imunizante é grande. Para agilizar o processo entre a chegada e a aplicação da dose, além de um maior controle no trânsito. A Prefeitura de Paranaguá preparou um percurso para aqueles que procurarem o serviço por meio do sistema drive-thru.

“Caminhamos para 50% da população imunizada com a primeira dose. Lembrando que temos 105 mil pessoas acima de 18 anos que têm o direito de tomar a vacina. São mais de 51 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19. Mais de 51 mil vacinas desde o início dos nossos mutirões e caminhamos para 50% da população imunizada com a primeira dose. Esses números nos dão cada vez mais esperança de uma Paranaguá completamente imunizada. Que venham mais doses para protegermos nossa população”, destacou o prefeito.
No fim de semana, Paranaguá também seguirá com as aplicações das doses da vacina contra a Covid-19 para os públicos prioritários: pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, mediante cadastro e laudo médico; profissionais da Educação da rede privada a partir de 20 anos, mediante cadastro e declaração da instituição de ensino; profissionais da Educação da rede pública a partir de 18 anos; pessoas com deficiência permanente com laudo médico e idade a partir dos 18 anos; profissionais de saúde da rede privada mediante cadastro e declaração da instituição que trabalha; forças de segurança conforme relação; idosos com 60 anos ou mais; estagiários da Educação conforme lista pré-aprovada.
Além disso, a segunda dose da vacina estará sendo aplicada às pessoas de Paranaguá que já receberam a primeira dose do imunizante. Elas devem ficar atentas para a data de retorno, já que o dia está marcado na carteira de vacinação fornecida a cada cidadão individualmente.
Trajeto
O motorista deve acessar a Rua Comendador Correia Júnior, via de início da fila. Após, seguir pela Rua Manoel Corrêa e entrar na Avenida Coronel José Lobo. O caminho continua pela Rua João Eugênio até entrar na contramão na Maximiano da Fonseca, local de vacinação contra a Covid-19 em Paranaguá.

“Guardas municipais estarão em pontos estratégicos para orientar os condutores. A população que chega a pé permanece sendo vacinada no interior da Estação Ferroviária”, informou a prefeitura.
Documentos
Para se vacinar é importante estar com os dados do Cartão SUS atualizados em Paranaguá. O documento não será confeccionado ou atualizado na Estação Ferroviária. O cidadão pode solicitar seu Cartão SUS nas unidades básicas de saúde. “O Cartão SUS também pode ser online. O interessado pode baixar o aplicativo “Conecte SUS” em seu celular para obter o documento e apresentar no momento da vacinação. Mesmo assim, é preciso estar com os dados atualizados”, orientou a assessoria da prefeitura.
De forma geral, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que no momento da vacinação a população esteja com um documento original com foto, CPF, Cartão SUS atualizado e comprovante de residência. Alguns grupos precisam apresentar pontualmente outros documentos como laudo médico ou declaração da instituição em que trabalha.