conecte-se conosco

Coronavírus

Paranaguá aguarda novo lote de doses para retomar vacinação para adultos

Imunização segue para bebês de seis meses com comorbidades

Publicado

em

Foto: Gilson Abreu/AEN

Com ampliação do público-alvo para receber a quarta dose da vacina da Covid-19, as doses acabaram em Paranaguá na quinta-feira, 24 de novembro, tanto no Terminal Urbano de Ônibus como na subprefeitura no bairro Nilson Neves. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção, um novo lote é aguardado pelo Ministério da Saúde e não há previsão de chegada para retomada da imunização. Também não há doses para crianças a partir de três anos e para adolescentes.

As únicas doses disponíveis são da “Pfizer Baby”, para bebês de seis meses com comorbidades. A vacinação para este público ocorre no Terminal Urbano e na subprefeitura, no bairro Nilson Neves, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

As vacinas chegam por meio do Ministério da Saúde e a imunização ocorre conforme o número de doses disponíveis
Foto: Sesa

A última remessa de vacinas para adultos e adolescentes chegou ao Paraná na segunda-feira, 21, um total de 449.998 doses que foram distribuídas para as Regionais de Saúde. Foram 400 mil vacinas AstraZeneca para a população adulta, acima de 18 anos, e 49.998 imunizantes da Pfizer/BioNTech para os adolescentes.

Na segunda-feira, 14, o município de Paranaguá começou a disponibilizar a 4.ª dose para adultos a partir de 18 anos que já haviam tomado a 3.ª dose há, pelo menos, quatro meses.

“Pfizer Baby”

A imunização de bebês de seis meses com comorbidades com a vacina “Pfizer baby” começou na quarta-feira, 23, em Paranaguá. O esquema vacinal primário é composto de três doses. As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária. É preciso um intervalo de, no mínimo, 15 dias após qualquer outra vacina que a criança tenha recebido.

Posteriormente, será aumentada a faixa etária para vacinar também crianças de outras idades. “A ampliação da faixa etária ocorrerá gradativamente. Chamamos neste momento os pais e mães e lembramos da importância da imunização para evitarmos que nossas crianças sejam acometidas pela Covid-19”, destacou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Para que a vacina ocorra, a criança deve estar acompanhada do pai, mãe ou responsável legal. É necessário levar certidão de nascimento da criança, carteirinha de vacinação, Documento de Identidade e CPF do responsável e laudo médico que indique a comorbidade.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress