A taxa de transmissão (Rt) do novo Coronavírus no Paraná voltou a baixar, projetando um decrescimento no número de casos confirmados da doença.
O informe epidemiológico divulgado no domingo, 29, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), registrou um índice de contágio em 0,98. O índice é 0,04 menor que do dia 28 de agosto, que indicava 1,02.
O número significa que, atualmente, 100 infectados pelo vírus da Covid-19 contaminam, em média, 98 novas pessoas.
“O indicador tem como objetivo estimar o nível de contágio pelo vírus em um território durante a pandemia. A contaminação está acelerada se a taxa está acima de 1, estável se é igual a 1 ou em queda se está menor que 1 – o único caso em que a situação epidêmica demonstra melhora. Quanto mais próximo de zero, menores as chances de contágio”, informou a Sesa.
Além do informe epidemiológico da Sesa, os dados também podem ser observados através do sistema Loft.Science, que calcula o Rt médio de todos os Estados e do Brasil com base em um algoritmo desenvolvido pela empresa. Os números são do dia 28 de agosto e apontam que o Paraná registrou um índice de contágio de 0,95 no Paraná. De acordo com o sistema, a menor taxa de transmissão no Estado em 2021 foi registrada em 11 de julho, 0,68, e a mais alta em 11 de março, 1,58.
A Sesa informa também que o índice de isolamento estadual diário registrou o índice de 45.2, conforme Dados consultados na Plataforma Big Data, atualizado no dia 27 de agosto de 2021.
Foto: Ilustração/Pixabay