conecte-se conosco

Coronavírus

Paraná registra índice de contágio em 0,97 neste começo de novembro

Estado está em remissão desde o dia 1.º de outubro de 2021

Publicado

em

Foto: Getty Images

O Paraná está com uma taxa de transmissão do novo Coronavírus abaixo de 1,0, o que configura uma queda no número de infectados pela doença em todo Estado. Este índice vem sendo registrado há mais de um mês pelo sistema Loft.Science, que calcula o Rt médio de todos os Estados e do Brasil, com base em um algoritmo desenvolvido pela empresa.

No começo de novembro, o Paraná vem apresentando uma taxa de transmissão do vírus inferior ao permitido, de acordo com o sistema de monitoramento. O Estado tem hoje uma taxa de 0,97. Com esse índice, significa que 100 pessoas com Sars-Cov-2 contaminam, em média, 97 novas pessoas. Apenas três estados do Brasil estão com o contágio do vírus acelerado, ou seja, maior que 1,0.

“A redução no número de casos e mortes demonstra a efetividade e segurança dos imunizantes contra a Covid-19. Quanto mais o Paraná avança na vacinação, menos pessoas contraem o vírus e adoecem, o que consequentemente diminui o risco de agravamento da doença que pode levar à morte. Mesmo assim, continuamos enfrentando a pandemia e realizando acompanhamento diário do cenário epidemiológico, conforme a orientação do governador Ratinho Junior”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A cada 100 infectados pelo vírus contaminam, em média, 97 novas pessoas. Foto: Pixabay

Paraná e outros Estados

Com um índice de contágio em 0,97, o Paraná se mantém, junto com outros 24 estados, em remissão. De acordo com o sistema Loft.Science, o Rt indica quando o contágio pelo vírus está acelerado (maior que 1), estável (igual a 1) ou em remissão (menor que 1) – único cenário que aponta uma melhora na situação epidêmica. Quanto mais próximo de zero, menores as chances de contágio.

Rio Grande do Sul, Paraíba e Roraima são os únicos estados do Brasil que estão com taxa de transmissão acelerada, com 1,08, 1,05 e 1,01 respectivamente. O país tem um índice de contágio em 0,93, ficando abaixo do Paraná. E o Rio de Janeiro representa o Estado com menor taxa de transmissão (0,76).

O Paraná está em remissão desde o dia 1.º de outubro de 2021. Nos dias 19 e 20 de outubro, o Estado registrou o menor índice de contágio (0,88). Desde então, o número aponta para uma tendência de redução da transmissão no Estado.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a estratégia de testagem em massa possibilitou maior bloqueio da doença. “Quando testamos mais, identificamos mais casos, no menor tempo possível e com isso conseguimos realizar ações de bloqueio mais efetivas, como isolamento e monitoramento de contatos mais próximos”, disse.

Em alta

plugins premium WordPress