conecte-se conosco

Coronavírus

Paraná é o segundo Estado brasileiro com maior índice de contágio da Covid-19

Desde o começo do mês, índice se mantém alto

Publicado

em

Cada 100 pessoas com o vírus contaminam, em média, 115 novas pessoas

Desde o dia 4 de maio, a taxa de transmissão (Rt) do novo Coronavírus no Paraná se mantém em alta. Na quinta-feira, 20, o índice de contágio estava em 1,15. O número significa que, atualmente, 100 contaminados pelo Sars-Cov-2 contaminam, em média, 115 novas pessoas.

Dentre todos os Estados do Brasil, a taxa de transmissão do vírus no Paraná é uma das mais altas, ficando atrás apenas do Estado do Rio Grande do Norte, que apresenta índice de 1,33 e segue em uma crescente, de acordo com dados divulgados nesta semana.

Mesmo com as novas medidas restritivas adotadas pelo Governo do Estado, através do Decreto n.º 7.672/21, que amplia as medidas restritivas de enfrentamento da pandemia até 31 de maio, e também das prefeituras que publicaram decretos municipais para conter a doença, o número segue em alta, acima de 1,00.

Os dados utilizados para este estudo da taxa de transmissão são do sistema Loft.Science, que calcula o Rt médio de todos os Estados e do Brasil com base em um algoritmo desenvolvido pela empresa. “De forma simples, o Rt indica a média de pessoas que serão infectadas pelo Sars-CoV-2 a partir de uma pessoa doente. Quando o Rt for igual a 1, a doença está estável, quando é maior, temos o crescimento do número de casos. Com essa taxa, abaixo de 1, há uma remissão no contágio”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Acácia Nasr. Quanto mais próximo de zero, menores as chances de contágio.

O sistema Loft.Science aponta que, até o dia  20maio de 2021, houve uma taxa de 1,15 para o Paraná – a 2.ª maior no Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Norte (1,33). Em 7 de abril de 2021, o Paraná registrou uma taxa de transmissão de 0,74, a mais baixa entre todos os Estados.

Com o cenário em elevação, a recomendação é de manter a precaução e continuar seguindo protocolos de segurança e distanciamento social.

Na quinta-feira, 20, o Paraná registrou 1.041.167 casos confirmados da Covid-19, sendo 7.719 novos infectados e 147 novas  mortes por consequência da doença, que já vitimou 25.059 paranaenses.

De 4 de maio de 2021 até o presente momento a taxa de transmissão no Paraná segue em elevação com o contágio do vírus acelerado.

Os cuidados essenciais precisam ser mantidos, como o uso de máscara, o distanciamento de pelo menos dois metros de distância entre pessoas que não moram na mesma casa, manter os ambientes sempre bem ventilados, evitar reuniões e encontros entre as pessoas, principalmente em locais com pouca ventilação, lavar as mãos frequentemente ou usar álcool gel 70% e a limpeza e desinfecção de objetos que são usados frequentemente.

plugins premium WordPress