conecte-se conosco

Coronavírus

OMS decreta fim da emergência de saúde global por Covid-19

Medida ocorreu após reunião do Comitê de Emergência do Coronavírus

Publicado

em

Foto: FGV/FM-USP

Após cerca de 7 milhões de óbitos decorrentes da Covid-19 e mais de 765 milhões de casos da doença no mundo registradas na pandemia, que foi declara pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em todo o mundo em 11 de março de 2020, nesta sexta-feira, 5, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, decretou o que o fim do Coronavírus como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Entretanto, a enfermidade não foi extinta e segue sendo uma ameaça global de saúde.

“Ontem (4 de maio de 2023), o Comitê de Emergência da Covid-19 se reuniu pela 15.ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de interesse internacional. Eu aceitei esse conselho. Com grande esperança, declaro o fim do Covid-19 como uma emergência sanitária global”, ressaltou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em seu Twitter. 

No comunicado, o diretor afirmou que isso não significa que o Coronavírus chegou ao fim, sendo que a enfermidade segue sendo uma ameaça global de saúde. “Na semana passada, o Covid-19 ceifou uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes que conhecemos”, alerta Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A medida foi divulgada em transmissão ao vivo da OMS pelo Twitter (@WHO) na manhã da sexta-feira, 5. Conforme a Organização, a decisão ocorreu devido à queda no número de casos confirmados da doença e de mortes por Covid-19, algo que ocorreu devido ao avanço da vacinação em todo o mundo, incluindo o Brasil. 

Com informações da OMS (Twitter @WHO) 

Em alta

plugins premium WordPress