Aproximadamente 135 mil pessoas vacinadas ao menos com a primeira dose é quase 90% da população em Paranaguá, mais de 85% de vacinados em todo o Brasil. O avanço da vacinação em todo o mundo é o principal motivo para a mudança no alerta global sobre a Covid-19.
Nesta sexta-feira, 5, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o fim da emergência de saúde da pandemia de Covid-19 – a maior crise sanitária do século. “Saber que a vacinação foi a principal causa para o fim da pandemia que matou e causou sequelas em tantas pessoas, nos deixa aliviados e com sentimento de dever cumprido. Todo o esforço empenhado pelos profissionais de saúde com apoio de equipes de outras secretarias se tornou em grande colaboração para esse resultado positivo também em Paranaguá”, enfatiza o prefeito Marcelo Roque.
Desde o início da pandemia, Paranaguá trabalhou em várias vertentes com abertura de Hospital de Campanha, dispensação de medicamentos, locais de referência em atendimento de casos de Covid-19, decretos, barreiras, sanitização de ambientes e ruas, entre outras ações.
“A vacinação foi o momento que iniciamos a esperança de novos e melhores tempos. Foram corujões de imunização, finais de semana, feriados, vacina móvel pelos bairros com equipes comprometidas em levar a vacina a todos e os resultados estão aí, vidas foram salvas”, ressalta o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro destaca a luta contra a doença. “Tivemos o envolvimento de técnicos, profissionais de diversas áreas, cargos comissionados que, juntos lutaram para salvar vidas. Nosso agradecimento e a certeza de que todo o esforço valeu a pena”, afirma.
A secretária municipal de Governo, Luciana Costa não esconde a emoção de participar do momento de esperança de todos. Ela esteve à frente da imunização no período em que a vacinação ocorreu na Estação Ferroviária.
“A alegria no rosto das pessoas que buscavam o espaço para se imunizar, ver que após a vacina, as mortes começaram a diminuir, a doença perdeu força e a vida começou a voltar para os trilhos é inexplicável. Tenho certeza que todos que trabalharam e ainda trabalham na imunização, dividem esse sentimento de esperança e de vitória. A notícia do fim da emergência de saúde da pandemia de Covid-19 nos traz a sensação de alívio e reforça a importância da vacina para eliminar tantas doenças”, enfatiza Luciana Costa.
Em Paranaguá a vacina continua sendo aplicada na sala de atendimento no Terminal Urbano, Centro e na unidade básica de saúde Caic, no Nilson Neves, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Fonte: Prefeitura de Paranaguá/Secom