Coronavírus

Novo boletim aponta aumento de 115 casos no litoral do Paraná

Hospital Regional do Litoral tem 20 internamentos por Covid-19 (Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília)

Pesquisadores da rede pública de saúde do Distrito Federal estudam evolução do coronavírus, causador da Covid-19, em pacientes.

A região do litoral do Paraná registrou aumento de 115 novos casos no último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O município com maior número de confirmados foi Paranaguá, que passou de 3.823 para 3.923, registrando 100 novos casos. O Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, informou na manhã de terça-feira, 22, que tem 20 internamentos por Covid-19.

O Paraná passou a adotar as definições e condutas contidas no Guia de Vigilância Epidemiológica – Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019, publicação do Ministério da Saúde. A confirmação de casos pelo critério laboratorial poderá ser realizada por todos os testes sorológicos e de antígenos, independente da marca e metodologia. Para a Sesa, os serviços devem alinhar os fluxos de notificação com as secretarias municipais de saúde para que os casos sejam notificados no sistema Notifica Covid-19. A definição foi adotada pela Sesa recentemente, por isso não significa que os 115 resultados lançados nesta terça-feira, 22, tenham ocorrido nesta data.

Além de Paranaguá, Antonina também teve acréscimo de dois casos e subiu para 350 pessoas diagnosticadas com a doença; Guaratuba teve mais 11 confirmações e foi para 650 casos; e em Matinhos, mais duas pessoas testaram positivo e o município subiu para 333 casos. Guaraqueçaba manteve os 43 confirmados, Morretes permanece com 430 e Pontal do Paraná com 483.

A região agora totaliza 6.212 casos confirmados, sendo 4.665 recuperados e 141 óbitos.

HRL

Dos 20 internamentos no HRL relacionados à Covid-19, 12 pacientes já foram positivados para a doença e oito apresentam os sintomas e aguardam a conclusão do exame laboratorial. Além disso, o hospital ainda investiga a morte de quatro pacientes que podem ter sido vítimas da doença.

“Em relação à pandemia de Covid-19,  até a data de 22 de setembro, foram avaliados 1.244 pacientes, sendo 896 casos descartados, 18 estão em investigação e 330 pacientes foram confirmados”, informou o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HRL.

Incidência por Regional de Saúde

O boletim divulgado diariamente pela Sesa mostra também a incidência da doença por Regional de Saúde. A 1.ª Regional de Saúde, em Paranaguá, que abrange os sete municípios da região, ocupa a segunda colocação no Estado no coeficiente de casos confirmados, apresentando 2.085 casos a cada 100 mil habitantes. Atrás somente da 9.ª Regional de Saúde, responsável pela região de Foz do Iguaçu.

Quanto ao coeficiente de mortalidade, a 1.ª Regional de Saúde ocupa a terceira colocação, com 47,3 óbitos por 100 mil habitantes, atrás da regional de Telêmaco Borba e Região Meropolitana de Curitiba.

Paraná

A Sesa divulgou, na terça-feira, 22, mais 2.165 casos confirmados e 39 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo Coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 165.927 casos e 4.142 mortos em decorrência da doença.

No Paraná, 937 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 781 pacientes em leitos SUS (396 em UTI e 385 em leitos clínicos/enfermaria) e 156 em leitos da rede particular (68 em UTI e 88 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.070 pacientes internados, 458 em leitos UTI e 612 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

A Sesa também informou a morte de mais 39 pacientes, todos estavam internados. São 18 mulheres e 21 homens, com idades que variam de 21 a 94 anos. Três desses óbitos ocorreram no mês de julho e os demais entre os dias 1.º e 22 de setembro.

“Os pacientes que faleceram residiam em: Curitiba (11), Pinhais (4), Cascavel (3), Araucária (2), Jataizinho (2), Toledo (2). A Sesa confirma também um óbito em cada um dos seguintes municípios: Bandeirantes, Bocaiúva do Sul, Colombo, Faxinal, Foz do Iguaçu, Guaíra, Imbituva, Marechal Cândido Rondon, Paranaguá, Piraquara, Rolândia, Santa Helena, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba e Umuarama”, divulgou a Sesa.

Com informações da Sesa

Novo boletim aponta aumento de 115 casos no litoral do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.