conecte-se conosco

Coronavírus

NÃO HÁ VAGAS: Hospital Regional do Litoral chega a 100% de ocupação

“Agora não é hora de achar nada, nem culpado, é hora de se cuidar”, alerta Giovani de Souza

Publicado

em

NÃO HÁ VAGAS: Hospital Regional do Litoral chega a 100% de ocupação

Diretor do HRL destaca que Ala Covid-19, UTI Geral e Pronto Socorro estão com lotação total

Na tarde de quinta-feira, 11, o diretor-geral do Hospital Regional do Litoral (HRL), Giovani de Souza, utilizou as redes sociais para informar que a unidade hospitalar de referência na região chegou ao colapso, com 100% de lotação não só na Ala Covid-19, mas também nos espaços para atendimento-geral e de Pronto Socorro. Ainda segundo o gestor, desde a sexta-feira, 5, vinte mortes ocorreram no HRL devido à Covid-19, situação que demonstra um crescimento pandêmico contínuo nos sete municípios litorâneos.

“Agora não é hora de achar nada, nem culpado, é hora de se cuidar”, afirma o diretor, destacando a situação crítica da pandemia no litoral, o que ocasionou a ocupação total não somente da Ala Covid-19, como também, indiretamente, gerou a lotação em outras alas para atendimento de doenças, emergência e outros tipos de situação clínica. Segundo ele, na enfermaria da Ala Covid-19, os 23 leitos estão ocupados (100% de ocupação), assim como na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento a pacientes graves com Coronavírus, onde os 30 leitos também estão totalmente ocupados. Ou seja, dos 53 leitos para atendimento à pandemia no HRL, todos estão ocupados por pacientes graves e moderados.

“Criamos 53 leitos novos Covid-19, todos estão 100%, e o número de óbitos por Covid-19 de sexta-feira (5 de março) até hoje (11 de março) é de 20 pacientes. Pelo amor de Deus, se cuida”, desabafou Giovani de Souza.

UTI Geral e Pronto Socorro

Na UTI Geral, ou seja, para pacientes graves que estão em atendimento de outras situações clínicas que não sejam de diagnóstico de Covid-19, a ocupação também atingiu 100%, com os 14 leitos ocupados. O Pronto Socorro, destinado a atender situações de emergência, também está com ocupação total.

"Pelo amor de Deus, se cuida", desabafou o diretor (Foto: Tampa Bay Times)
“Pelo amor de Deus, se cuida”, desabafou o diretor (Foto: Tampa Bay Times)

HRL e complexidade de serviços

Na última semana, o diretor-geral do HRL já tinha alertado quanto à situação crítica do atendimento à pandemia e da ocupação da unidade. “O HRL é um dos cinco maiores hospitais públicos do Paraná, 100% SUS, é um hospital próprio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), sob gestão da FUNEAS”, explica o gestor, destacando a complexidade de atendimento a sete municípios da região, que juntos somam uma população de 299.824 habitantes. 

Outro ponto destacado por Souza é que, durante a temporada de verão e feriados, o HRL passa a atender um número de pessoas ainda maior que pode chegar a um milhão de habitantes, em virtude da vinda de turistas. “Além de ser referência para a Covid-19, somos referência em gestação de alto risco com sete a 10 leitos de UTI Neonatal”, complementa.

Outros serviços ofertados pelo HRL estão nas áreas de traumato-ortopedia, neurocirurgia, cirurgia geral, pediatria, entre outros. Além disso, são feitas atividades de laboratório, agência transfusional, Tomografia, RX, endoscopia, colonoscopia, ecografia, ecodopller. “Tudo isso, todos os dias, 24 horas, sete dias por semana”, finaliza o diretor.

Leia também: Litoral registra 215 novos casos de Covid-19 e 10 óbitos

Em alta

plugins premium WordPress