conecte-se conosco

Coronavírus

Município intensifica fiscalização a estabelecimentos comerciais

Guarda Civil e secretarias municipais têm reforçado o trabalho

Publicado

em

A Secretaria de Segurança de Paranaguá tem atuado, em conjunto com as secretarias municipais de Saúde e Urbanismo, na orientação e fiscalização para o cumprimento dos decretos que estabelecem medidas de enfrentamento ao Coronavírus no município.

O secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, enfatiza a importância do cumprimento destes procedimentos pelo comércio local e população e fala de como estão sendo realizados os trabalhos da Guarda Civil Municipal com relação à fiscalização dos estabelecimentos que desrespeitam os decretos municipais no combate à Covid-19.

“Agora a fiscalização está mais rigorosa, até porque no primeiro momento nós estávamos atuando com orientações. As pessoas estão orientadas a respeito dos decretos municipais e seus procedimentos e aquelas lanchonetes e bares que insistem em descumprir o decreto, o qual estabelece normas para o funcionamento, agora estão sendo interditados, multados e, posteriormente, outras medidas cabíveis serão acionadas contra aqueles que ainda insistem em descumprir as normas”, disse João Carlos, destacando também que, devido ao não cumprimento das recomendações do decreto por alguns comércios e, principalmente, no tocante às aglomerações, um novo decreto restringindo a flexibilização pode ser editado.

Secretário Municipal de Segurança, João Carlos Silva, destaca a importância do cumprimento dos decretos pelo comércio local e população

Questionado sobre até que horário é permitida a venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais, João Carlos reitera que até às 20h. “Neste quesito, prevalece o decreto municipal. Aqui em Paranaguá a venda está permitida até às 20h. Então, bares, lanchonetes, restaurantes e supermercados, a partir de 20 horas, estão expressamente proibidos de comercializar bebidas alcoólicas, e os bares, restaurantes e lanchonetes devem encerrar os seus trabalhos”, enfatiza. 

O secretário reforça que a utilização de máscaras em locais públicos é obrigatória. “Todas as pessoas ao saírem de suas residências devem usar a máscara de proteção, esta é uma lei estadual e a única maneira de proteger a si e também as outras pessoas que estiverem ao seu redor. Hoje o uso da máscara é um sinal de respeito àquelas pessoas que estão próximas de nós”, enfatiza o secretário.  

O secretário aproveita para passar orientações aos empresários e para a população. “Neste momento da pandemia, em que os números só sobem, a nossa recomendação é para que cumpram o decreto municipal. Que vendam bebidas alcoólicas até às 20h, que às 21h, fechem os seus estabelecimentos, que as pessoas que adentrarem nestes locais, restaurantes, bares e lanchonetes que façam com que as pessoas cumpram o decreto, porque são os comerciantes que vão ditar o que será realizado no seu estabelecimento. Por exemplo, o decreto diz que no máximo são quatro pessoas em uma mesa, e somente quatro pessoas, se houver mais está errado e descumprindo o decreto e se a fiscalização e a guarda municipal venham a visualizar este descumprimento automaticamente este estabelecimento será interditado”, alerta o secretário, recomendando que quem puder fique em casa. “Você que pode ficar em casa, que permaneça no isolamento social, e aquelas que tenham que sair para trabalhar, que tenham a necessidade de ir à rua, que utilizem a máscara e mantenham o distanciamento social. Neste momento a única arma que temos para nos proteger do Coronavírus é o isolamento social, é o distanciamento, é o uso da máscara, é o lavar as mãos com sabão ou passar álcool em gel, estes são cuidados que as pessoas devem tomar. Este é um momento que pedimos a conscientização de todos, população e comerciantes, porque não adianta nada as medidas tomadas pelo executivo municipal sem que tenhamos o apoio da população. Que as pessoas saiam de suas casas apenas se tiverem necessidade, façam o distanciamento social e denunciem se souberam de irregularidades. Este é um momento de amor ao próximo e cada um cuidar de si e do outro”, enfatiza João Carlos, alertando que muitas pessoas saem de casa para passear e este não é o momento, a hora é de prevenção. 

O secretário destaca que o canal pelo qual as pessoas podem relatar fatos de descumprimento do decreto é o telefone 153. “O que mais temos de reclamações nos fins de semana são denúncias de festas em residências. Até tivemos no final de semana uma corrida de cavalos, fizeram uma raia, e hoje pela manhã, determinei que a Guarda Municipal fosse junto com o meio ambiente para desmontar esta raia. Este também não é um momento de estar sacrificando os animais nem de estar colocando a saúde das pessoas em risco”, comenta João Carlos, lembrando também que o 190 da Polícia Militar também se encontra à disposição da população.

“Não poderia finalizar sem agradecer à Secretaria de Urbanismo, ao secretário Koiti e sua equipe de fiscalização, à secretária de Saúde, Ligia e sua equipe, à Vigilância Sanitária, que tem nos apoiado muito neste momento, pois é uma soma de esforços e precisamos que a população venha conosco e que todos se protejam deste mal que tem ceifado milhares de vida por todo o Brasil”, finaliza João Carlos. 

Fotos: arquivo

plugins premium WordPress