conecte-se conosco

Coronavírus

Morretes saltou de 8 para 71 casos no mês de junho

Prefeitura vai publicar decreto com novas medidas de prevenção

Publicado

em

No dia 2 de junho, o município de Morretes tinha oito casos confirmados de Covid-19, sendo cinco deles recuperados. Dezesseis dias depois, no dia 18 de junho, o município contabiliza 71 pacientes infectados. Os dados fazem parte do boletim emitido diariamente pela Prefeitura de Morretes em suas redes sociais.

O município afirmou que a publicidade dos dados ocorre junto ao envio das informações à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), porém o boletim municipal é atualizado mais rapidamente e, por isso, as informações não são iguais às do boletim estadual. Isso ocorre porque a Sesa demora mais para processar os dados dos 399 municípios do Estado.

Apesar do alto número de casos, considerando que a cidade tem pouco mais de 16 mil habitantes, ainda não foram registrados óbitos na localidade. A prefeitura informou também que, entre os 71 casos confirmados, 29 estão recuperados nos bairros: Itaperuçu (4), São João da Graciosa (5), Sarapiá (1), Rio Sagrado (2), Marta (1), Morro Grande (1), Barro Branco (1), Porto de Cima (1), Jardim das Palmeiras (1), Reta do Porto (1) e Candonga (11). Outros 42 estão cumprindo a quarentena em suas casas nos bairros: Rio Sagrado (2), Candonga (7), Jardim das Palmeiras (5), Raia Velha (20), Sítio do Campo (3), Vila Santo Antônio (1), Rocio (1), Central (1), Vila Freitas (1) e Porto de Cima (1).

Novas medidas de enfrentamento

O prefeito de Morretes, Osmair Costa Coelho, junto da secretária municipal de saúde, Lúcia Shingo, e do chefe da equipe de fiscais, Clibas Freitas de Azambuja, afirmou que, em breve, um novo decreto será publicado com novas medidas a serem cumpridas pela população.

“Tivemos uma reunião com o comitê de enfrentamento à Covid-19, junto com o Ministério Público, e pensamos em fazer um novo decreto, que até eu não gostaria de aplicar devido às medidas serem impopulares. Mas, devido à situação que se agravou, somos obrigados a tomar algumas providências de imediato”, disse o prefeito.

A secretária municipal de saúde de Morretes, Lúcia Shingo, destacou as medidas que já foram tomadas. “Tivemos em menos de 15 dias, duas transmissões comunitárias. Intensificamos as barreiras sanitárias de segunda à segunda-feira. O prefeito convocou os comissionados para fortalecer essas barreiras e também intensificamos as fiscalizações, as quais acontecem por meio de uma ação em conjunto com as prefeituras de Antonina e Guaraqueçaba”, declarou Lúcia.

Também foi falado sobre as barreiras sanitárias a serem implantadas a partir deste fim de semana. “Todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas para que a gente não precise utilizar o Hospital de Campanha. Contamos com a prevenção, com a união de todos para que os casos não se alastrem. Infelizmente, não estamos em momento confortável para abertura dos estabelecimentos de uma forma generalizada e normal, precisamos da compreensão de todos, que todos estejam conscientes do isolamento social”, reiterou a secretária de saúde.

O chefe da equipe de fiscais, Clibas Freitas de Azambuja, reforçou o pedido para que a população faça a sua parte. “Estamos em um momento difícil, os nossos fiscais têm empregado todas as suas energias e precisamos que a população denuncie, através do nosso telefone WhatsApp (41) 3462-1266. Nossas principais denúncias são bares, lanchonetes, pousadas e casas de aluguel, festinhas e reuniões principalmente em área rural. Por isso, precisamos realmente que a população seja nossa parceira”, destacou Clibas.

Com informações da Prefeitura de Morretes

Em alta

plugins premium WordPress