conecte-se conosco

Coronavírus

Morretes realiza vacinação contra a Covid-19 de crianças e adultos na terça-feira

Idosos acima de 70 anos e indígenas podem receber a vacina bivalente

Publicado

em

Foto: Danilo Avanci/Sesa

Na terça-feira, 7, a Prefeitura de Morretes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prosseguirá com a campanha de vacinação contra a Covid-19 para crianças e adultos do município. As doses serão aplicadas das 8h às 17h, no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), localizado no centro. Segundo a prefeitura, estarão disponíveis à população a primeira, segunda, terceira e quarta dose do imunizante contra o Coronavírus para os públicos selecionados para cada etapa vacinal, constando entre eles crianças, adolescentes e adultos, incluindo também a vacina bivalente da Pfizer para idosos acima de 70 anos e indígenas.

Segundo a prefeitura, a imunização, conforme novo calendário divulgado, ocorre enquanto houver doses disponíveis. “Compareça ao Centro de Vacinação, NIS – Centro, das 8h às 17h, com os documentos necessários em mãos. A segunda dose é muito importante para a imunização total contra a Covid. A terceira e quarta dose são essenciais no reforço da imunização. Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsável legal, ambos com os documentos em mãos”, informa a Prefeitura.

Vacina bivalente

“Nessa fase, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação 2023, inclui-se a Vacina Bivalente para Idosos acima de 70 anos e indígenas, que já tenham sido vacinados com no mínimo duas doses da vacina até o dia 10/11/22”, ressalta a Secretaria de Saúde. 

Imunização de adultos

De acordo com o município, entre a população adulta, moradores que tomaram a primeira dose de reforço (terceira dose) até 10 de novembro de 2022, que estão entre os adultos acima de 18 anos e profissionais da saúde, podem tomar a quarta dose do imunizante contra a Covid-19. Para esta etapa há 200 doses disponíveis da AstraZeneca.

Imunizados com a primeira dose da Pfizer e AstraZeneca até o dia 15 de fevereiro podem receber a sua segunda dose do imunizante em questão. As equipes também estarão aplicando a primeira dose de reforço ou terceira dose em moradores que tomaram a segunda dose até 10 de novembro de 2022.

O município realizará a repescagem da primeira dose com a vacina para pessoas acima de 18 anos no NIS. De acordo com os dados informados, há 300 doses disponíveis para a imunização da população adulta de Morretes contra a Covid-19.

Crianças e adolescentes

A Prefeitura estará vacinando com a primeira dose da Pfizer Baby crianças com seis meses a dois anos de idade, assim como público desta faixa etária com a segunda dose do imunizante, desde que tenham recebido a dose inicial até 7 de janeiro de 2023. Para a imunização de bebês em questão, o município conta com 100 doses da Pfizer Baby (50 para primeira dose e 50 para segunda dose).

O município segue aplicando a dose de reforço (terceira dose) em crianças de cinco a 11 anos, algo que prossegue nesta semana, onde podem receber o reforço o público que tomou a segunda dose da CoronaVac e da Pfizer até 18 de outubro de 2022. 

Crianças de três a 11 anos podem receber a primeira dose (serão disponibilizadas 50 doses pediátricas da Pfizer e 30 da CoronaVac disponíveis para este público) e a segunda dose para vacinados com a dose inicial da Pfizer até 7 de janeiro e com a CoronaVac até 8 de fevereiro. Além disso, público infantil desta faixa etária poderá tomar a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal primário até 10 de novembro de 2022 com a Pfizer ou CoronaVac.

Segundo o município, será feita a repescagem da primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos, assim como aplicação da segunda dose neste público  (para vacinados com a primeira dose até 7 de janeiro de 2023).

Os profissionais da saúde estarão imunizando adolescentes de 12 a 17 anos a terceira dose ou primeira dose de reforço, vacina aplicável ao público que recebeu a segunda dose até 10 de novembro de 2022.

Crianças e adolescentes devem ir até o local de vacinação acompanhados do pai ou responsável.  Há 150 doses disponíveis para vacinação pediátrica, infantil e de adolescentes.

Com informações da Prefeitura de Morretes

Em alta

plugins premium WordPress