conecte-se conosco

Coronavírus

Morretes prossegue com todas as etapas vacinais contra a Covid-19 na terça-feira

Idosos acima de 60 anos, puérperas, trabalhadores de saúde e pessoas com deficiência permanente até 12 anos, podem receber a vacina bivalente

Publicado

em

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Na terça-feira, 21, a Prefeitura de Morretes, através da Secretaria Municipal de Saúde, prosseguirá com a campanha de vacinação contra a Covid-19 para crianças e adultos do município. As doses serão aplicadas das 8h às 17h, no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), localizado no centro. Segundo a prefeitura, estarão disponíveis à população a primeira, segunda, terceira e quarta dose do imunizante contra o Coronavírus para os públicos selecionados para cada etapa vacinal, constando entre eles crianças, adolescentes e adultos, incluindo também a vacina bivalente da Pfizer para idosos acima de 60 anos e indígenas.

“Nessa fase, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação 2023, inclui-se a vacina bivalente para idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e pessoas com deficiência permanente até 12 anos, que já tenham sido vacinados com no mínimo duas doses da vacina até o dia 21 de novembro de 2022”, informa a Prefeitura. 

De acordo com a prefeitura, a imunização, conforme novo calendário divulgado, ocorre enquanto houver doses disponíveis. “Compareça ao Centro de Vacinação, NIS – Centro, das 8h às 17h, com os documentos necessários em mãos. A segunda dose é muito importante para a imunização total contra a Covid. A terceira e quarta dose são essenciais no reforço da imunização. Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsável legal, ambos com os documentos em mãos”, informa a Prefeitura.

Imunização de adultos

Segundo o município, entre a população adulta, moradores que tomaram a primeira dose de reforço (terceira dose) até 22 de novembro de 2022, que estão entre os adultos acima de 18 anos e profissionais da saúde, podem tomar a quarta dose do imunizante contra a Covid-19. Para esta etapa há 200 doses disponíveis da AstraZeneca. As equipes também estarão aplicando a primeira dose de reforço ou terceira dose em moradores que tomaram a segunda dose até 22 de novembro de 2022.

Vacinados com a primeira dose da Pfizer e AstraZeneca até o dia 1.º de março podem receber a sua segunda dose do imunizante em questão. O município realizará a repescagem da primeira dose com a vacina para pessoas acima de 18 anos no NIS. De acordo com os dados informados, há 300 doses disponíveis para a imunização da população adulta de Morretes contra a Covid-19.

Crianças 

A Secretaria de Saúde estará vacinando com a primeira dose da Pfizer Baby crianças com seis meses a dois anos de idade, assim como público desta faixa etária com a segunda dose do imunizante, desde que tenham recebido a dose inicial até 21 de janeiro de 2023. Para a imunização de bebês, o município conta com 100 doses da Pfizer Baby (50 para primeira dose e 50 para segunda dose).

A Prefeitura segue aplicando a dose de reforço (terceira dose) em crianças de 3 a 11 anos, algo que prossegue nesta semana, onde podem receber o reforço o público que tomou a segunda dose da CoronaVac e da Pfizer até 22 de novembro de 2022. 

Crianças de três a 11 anos podem receber a primeira dose (serão disponibilizadas 50 doses pediátricas da Pfizer e 30 da CoronaVac disponíveis para este público) e a segunda dose para vacinados com a dose inicial da Pfizer até 21 de janeiro e com a CoronaVac até 22 de fevereiro. 

Adolescentes

Segundo o município, será feita a repescagem da primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos, assim como aplicação da segunda dose neste público  (para vacinados com a primeira dose até 21 de janeiro de 2023). Os profissionais da saúde estarão imunizando adolescentes de 12 a 17 anos a terceira dose ou primeira dose de reforço, vacina aplicável ao público que recebeu a segunda dose até 22 de novembro de 2022.

Crianças e adolescentes devem ir até o local de vacinação acompanhados do pai ou responsável.  Há 150 doses disponíveis para vacinação pediátrica, infantil e de adolescentes.

Com informações da Prefeitura de Morretes

Em alta

plugins premium WordPress