Na terça-feira, 8, a Prefeitura de Morretes, através da Secretaria Municipal de Saúde, prosseguiu com a campanha de vacinação contra a Covid-19, continuando com a centralização da imunização todas as terças-feiras, das 8h às 17h, no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), localizado no centro de Morretes. Nesta semana, serão aplicadas a primeira, segunda, terceira e quarta dose do imunizante contra o Coronavírus para os públicos selecionados para cada etapa vacinal, constando entre eles crianças, adolescentes e adultos. A novidade é a autorização do município para aplicação da segunda dose de reforço em moradores com idade acima de 18 anos.
Vacinação das 8h às 17h
Segundo a prefeitura, a imunização, conforme novo calendário divulgado, ocorre todas às terças-feiras, semanalmente, das 8h às 17h, enquanto houver doses disponíveis. “É obrigatória a apresentação de documento com foto, carteira de vacinação e comprovante de residência”, ressalta. Na terça-feira, 8, o município destinou 300 doses para o público adulto e 150 para adolescentes e crianças.
Imunização de adultos
O município realizou a repescagem da primeira dose com a vacina para pessoas acima de 18 anos no NIS. Além disso, imunizados com a primeira dose da Pfizer e AstraZeneca até o dia 19 de outubro puderam receber a segunda dose do imunizante em questão. As equipes também aplicaram a primeira dose de reforço (terceira dose) em moradores que tomaram a segunda dose até o dia 12 de julho de 2022.
O município anunciou nesta semana a aplicação da segunda dose de reforço em todos os cidadãos acima de 18 anos, autorização que anteriormente era para cidadãos com idade superior a 30 anos. Moradores que tomaram a terceira dose até o dia 12 de julho, que estão entre os públicos de adultos acima de 18 anos e profissionais da saúde, puderam receber a quarta dose do imunizante contra o Coronavírus. Para esta etapa de imunização a Secretaria de Saúde disponibilizou 200 doses da AstraZeneca.
Vacinação de crianças e adolescentes
Com relação à vacinação infantil, receberam a primeira dose pediátrica crianças de 3 a 11 anos, com um estoque destinado a este público de 70 doses da Pfizer e 50 da CoronaVac. Além disso, foi feita a repescagem da primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos. Foi também disponibilizada a segunda dose para crianças vacinadas com a Pfizer até 10 de setembro e com a CoronaVac até 11 de outubro.
Equipes do NIS disponibilizaram para jovens de 12 a 17 anos a terceira dose ou primeira dose de reforço, algo destinado ao público que recebeu a segunda dose até o dia 12 de julho. Crianças e adolescentes devem ir até o local de vacinação acompanhado dos pais ou responsáveis.
“A segunda dose é muito importante para a imunização total contra a Covid. A terceira e quarta dose são essenciais no reforço da imunização. Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsável legal, ambos com os documentos em mãos”, finaliza a Prefeitura de Morretes.
Com informações da Prefeitura de Morretes