Connect with us

Coronavírus

Máscaras de pano devem ser trocadas a cada duas horas

Uso é obrigatório desde a segunda-feira, 13

Publicado

em

Desde a segunda-feira, 13, é obrigatória a utilização de máscaras em Paranaguá. Com o produto escasso nas farmácias e lojas, muitos moradores produziram o seu item de proteção em casa ou encomendaram de costureiras para atender a exigência. O uso da máscara é tão importante quanto a sua higienização para os modelos não descartáveis.

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá orientou sobre a higienização dos itens e a substituição a cada duas horas. “Para garantir a proteção, as máscaras precisam ter 50 g por metro quadrado, no caso do TNT, três camadas de TNT”, informou a secretaria.

“O objetivo da máscara é bloquear a passagem do vírus, por isso o tecido tem que ter as tramas juntas”, alertou o médico Dr. João Felipe Zattar

O médico em Paranaguá, Dr. João Felipe Zattar, recomenda que os cidadãos tenham mais de uma máscara em casa para que possa ser realizada a limpeza correta. “Quando ela estiver úmida, é preciso tirar e colocar em um saco plástico. Elas devem ficar de molho em uma solução de um litro de água para duas colheres de água sanitária ou água e sabão por 30 minutos. Após isso, esfregue, deixe secar e passe o ferro de passar bem quente”, disse Zattar.

Ele afirmou que é preciso evitar alguns erros quanto ao uso da máscara, que podem colocar em risco a proteção. “O objetivo da máscara é bloquear a passagem do vírus, por isso o tecido tem que ter as tramas juntas. Indico os tecidos 100% algodão e também o jeans. Outro erro é ao colocar a máscara, tem que lavar as mãos antes de colocar e sempre pegar a máscara pelas alças laterais e ajustar na região atrás da orelha. Ela tem que ficar posicionada acima do nariz e abaixo do queixo, é preciso vedar toda essa região”, orientou Zattar.

Vale salientar que a transmissão também pode ocorrer pela mucosa dos olhos. “Muita gente acha que o Coronavírus só se transmite pela boca e pelo nariz e esse é um grande erro. Se você está com a máscara e simplesmente coça os olhos, pode se contaminar”, acrescentou Zattar.

De acordo com o médico, as luvas não devem ser utilizadas, pois podem ajudar na disseminação do vírus. “As luvas devem ser utilizadas somente pelos profissionais de saúde no ambiente de trabalho. Quando se utiliza a luva para ir ao supermercado, por exemplo, saiba que o vírus pode entrar nos poros da luva e contaminar a sua mão. A pessoa quando está com a luva tem tanta confiança que vai pegando em todas as superfícies que passa e esquece de lavar as mãos”, observou o médico.

Quando utilizar

Para evitar a transmissão comunitária do novo Coronavírus, a Prefeitura de Paranaguá, por meio do Decreto 1.940/2020, estabeleceu que passa a ser obrigatório o uso de máscaras para embarque no transporte público coletivo e acesso ao terminal; para uso de táxi ou transporte compartilhado de passageiros; para acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais (supermercados, mercados, farmácias, entre outros); para acesso aos estabelecimentos comerciais; para o desempenho das atividades em repartições públicas e privadas.