Coronavírus

Mais vacinas da Pfizer e CoronaVac chegarão ao litoral nos próximos dias

Chegada dará continuidade da aplicação da primeira dose

vacinas contra Covid-19 produzidas pela parceria entre Pfizer e BioNTech. O terceiro lote dos imunizantes, que chegou à Capital nesta terça-feira (18), com mais 39.780 doses Foto Gilson Abreu/AEN

Na quarta-feira, 23, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que na quinta-feira, 24, receberá do Ministério da Saúde (MS) 348.090 vacinas contra a Covid-19. Este será o primeiro lote do montante de 439,3 mil doses anunciado por meio da 27.ª pauta de distribuição do MS. Após recebimento dos imunizantes no Aeroporto Afonso Pena e encaminhamento ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), as doses serão separadas e encaminhadas à 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) possivelmente até o fim de semana, dando continuidade à aplicação da primeira dose no público geral, entre outros grupos prioritários. 

Segundo a Sesa, “o voo LA-4791 deve pousar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 13h20, com 136.890 doses da Pfizer/BioNTech, e o voo AD-4830 deve chegar pouco depois, às 13h45, com 211.200 doses da CoronaVac/Butantan”, informa. Após as aterrissagens, as doses serão encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde ficarão armazenadas até que a distribuição seja definida”, detalha. 

Assim que a distribuição seja decidida tecnicamente pela Sesa, um lote com número de doses que ainda será definido será enviado à 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, responsável por distribuir os imunizantes aos sete municípios do litoral. “A Sesa estuda a distribuição dos imunizantes de acordo com a cobertura dos grupos prioritários já atendidos e do público em geral. As doses da Pfizer serão destinadas à primeira aplicação (D1) e as da CoronaVac são D1 e D2, ou seja, 95.072 esquemas completos com as duas doses, mais a reserva técnica”, detalha.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o objetivo é a continuidade da imunização contra o Coronavírus em todo o Paraná, incluindo o litoral paranaense. “Algumas cidades utilizaram todo o estoque e suspenderam a aplicação da primeira dose por falta de imunizantes e com este novo envio poderemos retomar o processo de vacinação, seja para aqueles municípios que esgotaram as doses ou para os demais que devem permanecer vacinando”, explica.

Vacinas Janssen

Para complementar o lote da 27.ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde (MS) ao Paraná, a Sesa aguarda a confirmação de envio de 91.250 vacinas da Janssen, de aplicação única. “O primeiro lote desse imunizante deve ser destinado, no Paraná, para trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, transporte ferroviário, transporte aquaviários e caminhoneiros”, finaliza. 

Com informações da AEN/Sesa

Foto: Gilson Abreu/AEN

Você também poderá gostar

Mais vacinas da Pfizer e CoronaVac chegarão ao litoral nos próximos dias

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.