conecte-se conosco

Coronavírus

Mais vacinas contra a Covid-19 da Pfizer são enviadas ao litoral do Paraná

Imunizantes serão para 1.ª dose de adolescentes, 2.ª dose e reforço

Publicado

em

Foto: Danilo Avanci/Sesa

Na quinta-feira, 3, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), anunciou o recebimento de 61.100 vacinas pediátricas contra a Covid-19 da Pfizer repassadas pelo Ministério da Saúde (MS). Após recebimento e separação das doses ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), os imunizantes deverão ser encaminhados à 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, responsável pela distribuição aos sete municípios do litoral, assim como para as outras 21 Regionais localizadas em todo o Estado. Além disso, a Sesa encaminhou um quantitativo não-especificado de vacinas para primeira dose de adolescentes, segunda dose e reforço à 1.ª RS. 

“Esta é a 8.ª pauta de distribuição para crianças de 5 a 11 anos de idade. A remessa tem previsão de chegada nesta quinta-feira, 3, e deve desembarcar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 13h50, no voo LA-3293. Assim que chegarem no Estado serão encaminhadas para o Cemepar. A distribuição aos municípios ainda não tem data”, informa a Sesa

“Em menos de dois meses, desde o início da vacinação de crianças, já alcançamos mais de 53% deste público, mas precisamos alcançar ainda mais, e por isso, as doses pediátricas continuam a chegar. Temos a esperança que todas elas sejam imunizadas com o esquema vacinal completo”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A Sesa repassou que imunizantes contra o Coronavírus foram repassados ao litoral paranaense na quinta-feira, 3, entretanto, não especificou a quantidade de doses enviada à 1.ª RS e outras Regionais de Saúde. Foram descentralizadas 24.648 vacinas da Pfizer. “São doses para D1 de adolescentes, doses de reforço e D2 para pessoas que já iniciaram o esquema vacinal. Os lotes serão enviados, por via terrestre, às Regionais de Saúde”, detalha.

35,3 mil doses repassadas antes do Carnaval

No último dia 25 de fevereiro, antes do feriado de Carnaval, a 1.ª RS de Paranaguá recebeu 35.396 vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes já estão sendo utilizados para continuidade da vacinação infantil, bem como para aplicação da primeira, segunda e terceira dose no público adulto e adolescente.

De acordo com a Sesa, do lote encaminhado, um total de 9.510 doses são pediátricas da CoronaVac e serão utilizadas para aplicação da primeira (5.110) e segunda dose (4,4 mil) em crianças de 6 a 11 anos. O Estado repassou 12.855 imunizantes da AstraZeneca, bem como 8.855 da Janssen, para aplicação da dose de reforço na população. Além disso, a pasta de Saúde enviou 4.176 vacinas da Pfizer para imunização com a primeira dose (840) e a segunda dose (3.336).

Com informações da Sesa