conecte-se conosco

Coronavírus

Mais de 16 mil crianças foram vacinadas contra a Covid-19 no litoral do Paraná

Número corresponde a 56,29% do público de 5 a 11 anos na região

Publicado

em

Foto: Gilson Abreu/AEN

No litoral do Paraná, até o dia 17 de março, 16.764 crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Entre os sete municípios da região, alguns estão mais avançados na imunização deste público, considerado fundamental para o controle da doença. Quanto a segunda dose, 2.099 crianças já tinham recebido até o dia 17 de março.

O diretor da 1.ª Regional da Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Leovaldo Bonfim, avalia que o índice de crianças que receberam o imunizante está dentro do esperado.  “Está dentro do que houve a disponibilização da vacina pelo Ministério da Saúde. Esses números representam 56,29% da estimativa de crianças a serem vacinadas no litoral. Sendo que temos municípios que já alcançaram 80% e outros com 45%”, observou Leovaldo.

No levantamento por município, no litoral do Paraná, Matinhos sai na frente com 80,54% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas. Em seguida, Pontal do Paraná já imunizou 77,66%; Morretes tem 73,13% do público infantil alcançado; Guaraqueçaba vacinou 69,46% das crianças; Antonina 63,45%; Guaratuba 56,15%; e Paranaguá 45,59%. Em Paranaguá, a vacinação para todos os públicos segue na Estação Ferroviária.

Previsão

De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que 1,07 milhão de crianças entre 5 e 11 anos sejam vacinadas no Paraná. Para isso, são utilizadas, para esse grupo, os imunizantes da Pfizer/Biontech e do Butantan/Sinovac.

“É fundamental que os pais ou responsáveis levem seus filhos para vacinar. Temos uma vacina segura, que se tornou nossa principal arma contra a Covid-19. As crianças também estão vulneráveis à doença, e quanto mais públicos imunizados, há menos circulação de vírus nos ambientes”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Quanto à segunda dose, 2.099 crianças já tinham recebido até o dia 17 de março
Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

Remessa

A última remessa de doses pediátricas foi recebida no Paraná no dia 16 de março. Foram 98.700 vacinas pediátricas da Pfizer/BioNTech e 22.100 da Janssen, que aguardavam a publicação do Informe Técnico do governo federal para administração. 

As doses infantis fazem parte da 95ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde e foram destinadas para a segunda dose de crianças de 5 a 11 anos, que receberam a D1 na pauta 82, sendo que 3.438 doses foram direcionadas à população infantil indígena. “Com esta remessa, mais de 90 mil crianças ficarão com o esquema vacinal primário completo. Isso inclui crianças indígenas e não indígenas”, ressaltou Beto Preto.

Com informações da AEN