conecte-se conosco

Coronavírus

Mais de 13 mil pessoas receberam as duas doses da vacina em Paranaguá

Retorno é importante para imunização completa contra a doença

Publicado

em

O Portal “Paranaguá Imunizada”, da Prefeitura de Paranaguá, divulga os dados da vacinação contra a Covid-19 na cidade, de acordo com a faixa etária e os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde (MS). O “vacinômetro” do município é atualizado periodicamente de acordo com as doses de vacinas disponíveis e também com o fluxo de parnanguaras que buscam o local de vacinação para receber a imunização.

Analisando o número de pessoas vacinadas com a segunda dose na cidade, até agora foram 13.279 pessoas que concluíram o ciclo vacinal, sendo que 79.842 cidadãos receberam a primeira dose. Parte da diferença no número entre primeira e segunda doses aplicadas se dá pelo intervalo de tempo entre doses recomendado pelas fabricantes. A CoronaVac, fabricada pela Sinovac e Instituto Butantan, requer 21 dias de intervalo, e a Covishield, da Universidade de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, três meses, assim como a Pfizer/BioNTech que tem um intervalo de três meses entre a primeira e segunda dose.

As pessoas de Paranaguá que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem ficar atentas para a data de retorno para receber a segunda dose do imunizante. O dia está marcado na carteira de vacinação fornecida a cada cidadão individualmente.

“Equipes têm entrado em contato com esses cidadãos para que venham se imunizar. É preciso que o esquema esteja completo para uma imunização eficaz contra a Covid-19”, salienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

O retorno é importante para a imunização mais completa contra a doença. Na data indicada, o cidadão pode se dirigir à Estação Ferroviária com documento original com foto e a carteira de vacinação. O local permanece com atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Nos dias em que há a força-tarefa, Paranaguá dispõe de mais locais de vacinação, na Avenida Maximiano da Fonseca e na Rua Arthur de Abreu, no sistema drive-thru.

“A vacina está disponível. Orientamos que aqueles que já receberam a primeira dose, que fiquem atentos a informação com data de retorno contida no cartão de vacinação e mesmo com o prazo expirado, nos procurem para completar o esquema vacinal”, destaca a secretária.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), os estudos demonstraram que a CoronaVac apresentou melhor eficácia após aplicação das duas doses no intervalo de duas a quatro semanas. A AstraZeneca apresentou eficácia maior nos estudos após 28 dias da segunda dose e a Pfizer, demonstrou maior eficácia, sete dias após a aplicação da segunda dose.

“Vale lembrar que, diante do atual cenário de transmissão comunitária da Covid-19, é importante compreender que a vacinação não produz uma resposta imediata para conter a circulação do vírus, mas é uma medida preventiva para reduzir a ocorrência de casos graves e óbitos a médio e longo prazo. E, com isto, é fundamental manter as medidas não farmacológicas de prevenção à transmissão do vírus, como uso de máscaras, distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos, dos objetos de uso pessoal, entre outras”, informou a nota da Sesa.

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Paranaguá

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress