conecte-se conosco

Coronavírus

Mais 2.130 vacinas contra a Covid-19 são enviadas ao litoral do Paraná

Imunizantes são da Pfizer para aplicação da dose de reforço em adolescentes

Publicado

em

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Na quarta-feira, 1.º, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), anunciou o repasse de mais 2.130 vacinas contra a Covid-19 para o litoral paranaense. Todas as doses encaminhadas à 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, responsável pela distribuição aos sete municípios litorâneos, são da Pfizer para aplicação de dose de reforço (DR) em adolescentes dos sete municípios da região.

“As vacinas foram retiradas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) pelas 22 Regionais de Saúde ainda durante a manhã e devem ser distribuídas aos municípios nesta semana”, informa a Sesa. As doses serão enviadas à 1.ª RS de Paranaguá por via terrestre.

De acordo com a pasta, o envio de doses é realizado junto com os municípios a partir da necessidade e demanda, evitando perda vacinal. “A Sesa mantém contato diário com as Regionais de Saúde e quando há necessidade do envio de doses para Covid, nossas equipes disponibilizam esses imunizantes para os municípios”, afirma o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Paraná

Ao todo, 330 municípios no Paraná atenderam pedido da Sesa e requereram mais doses para vacinação da DR em adolescentes em todo o Estado, entre outras etapas vacinais. A pasta distribuiu na quarta-feira, 1.º, mais 252.551 vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira (1º). “A nova remessa inclui o primeiro lote destinado a dose de reforço (DR) para adolescentes de 12 a 17 anos, com 171,3 mil imunizantes. Dentre as doses da Pfizer, são 288 vacinas para primeira dose (D1), 50.100 para segunda aplicação (D2), 23.740 pediátricas para D2 e 171.372 para DR. Além disso, o Estado também enviou 376 doses de CoronaVac pediátrica para D2, 3.460 de AstraZeneca para D2 e 3.215 da Janssen para DR”, detalha. 

Primeiro lote para dose de reforço de adolescentes

Segundo a Sesa, este “é o primeiro lote exclusivo para DR de adolescentes, após a confirmação de inclusão do grupo pela Nota Técnica n.º 35/2022, divulgada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, 27”, acrescenta. “Quando recebemos a nova recomendação, já entramos em contato com os municípios para verificar quantos precisariam de doses específicas e 320 cidades retornaram com essa necessidade. Agora, estamos disponibilizando essas vacinas para agilizar o processo de vacinação destes adolescentes”, afirma César Neves.

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid) ressalta que  o imunizante recomendado para DR em adolescentes deve ser da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer), “mas se houver indisponibilidade da Pfizer, a vacina inativada Coronavac também poderá ser utilizada”, complementa. “A aplicação deve ser realizada após quatro meses da última dose do esquema vacinal primário”, finaliza a Sesa.

Confira quantas doses a 1.ª RS de Paranaguá e outras Regionais receberam: 

Arte: Sesa

Com informações da Sesa/AEN

plugins premium WordPress