conecte-se conosco

Coronavírus

Caminhoneiros começam a ser vacinados contra a Covid-19 em Paranaguá

Doses da vacina estão disponíveis no interior da Estação Ferroviária

Publicado

em

As doses da vacina contra a Covid-19 para caminhoneiros já estão disponíveis em Paranaguá. Para se vacinar é preciso apresentar Cartão SUS, documento original com foto e comprovante de residência, na Estação Ferroviária.

Além destes documentos, também é obrigatório a comprovação da pessoa na função de caminhoneiro, como: Carteira de trabalho ou crachá funcional; ou contracheque com documento de identidade; ou carteira de sócio de cooperativa do transporte de carga (categoria motorista); ou carteira de sócio dos sindicatos de transportes (categoria motorista); ou comprovante de inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RBTRC).

Todos os comprovantes deverão ser acompanhados de carteira de habilitação (para motoristas categorias C ou E).

“A vacinação contra a Covid-19 voltada aos caminhoneiros iniciou na segunda-feira, 28, e até a tarde de terça-feira, 29,  já receberam o imunizante 68 caminhoneiros. É importante salientar que muitos outros profissionais da área podem ter se vacinado anteriormente por faixa etária, relação do Porto de Paranaguá ou por comorbidades”, informou a Prefeitura de Paranaguá.

Uma das vacinas indicadas para aplicação do grupo é a Janssen, desenvolvida pelo braço farmacêutico do grupo Johnson & Johnson. É a única atualmente disponível que necessita apenas de uma aplicação para a imunização completa. Segundo dados do fabricante, o imunizante apresentou eficácia de 66% para casos moderados e 85% para casos considerados graves.

Até a tarde de terça-feira, 29, foram 68 caminhoneiros imunizados em Paranaguá.

“Estamos contentes por ver a vacinação no Paraná atingir uma maior velocidade nos últimos dias e atingir mais um importante marco. Com doses disponíveis, podemos chegar a 200 mil paranaenses vacinados em um único dia. Nossa meta é chegar a 80% da população adulta do Estado vacinada com a primeira dose em agosto, e estamos nos encaminhando para bater mais essa meta”, afirmou Beto Preto, secretário estadual de Saúde.

As doses estão disponíveis, para este público específico, no interior da Estação Ferroviária, que fica na Avenida Maximiano da Fonseca, no Centro de Paranaguá. A ação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A temperatura de armazenamento e o transporte dos imunizantes não oferecem desafios à logística, já que podem ser preservados em geladeiras comuns, entre 2ºC e 8ºC. O imunizante é aplicado com esquema de dose única e, segundo o Ministério da Saúde, as vacinas podem ser utilizadas até agosto.

Anselmo Osmar Camargo Natel é morador em Paranaguá e caminhoneiro há 25 anos. O profissional do volante que não parou durante a pandemia comenta da felicidade em ser imunizado com uma única dose. “Estava aguardando o início da vacinação para nós caminhoneiros, já que estamos na estrada dia e noite. Muito importante a vacinação, pra mim, pra minha família e para todos nós. Além de mim, a minha esposa também já foi vacinada”, disse.

Como ocorre com os demais grupos prioritários e por faixa etária, o intuito da Prefeitura de Paranaguá é vacinar o quanto antes também esses profissionais do volante.