Durante o isolamento domiciliar, como todo material utilizado pela pessoa confirmada para a doença deve ser individual, (separado dos demais itens da família para evitar a transmissão da doença aos familiares), o mesmo deve ocorrer com o lixo produzido pelo paciente.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente orienta que o material reciclável não deve ser colocado para coleta seletiva para evitar riscos de contaminação para o coletor e também aos recicladores. O lixo deve ser embalado em um único saco de lixo grande e reforçado, preenchendo apenas dois terços da capacidade. Também devem ser borrifados com água sanitária por dentro e por fora antes de levados para recolhimento.
Ainda dentro de casa, todos os moradores devem descartar luvas, máscaras e lenços no lixo do banheiro, pois esse já é considerado um lixo contaminado. É importante borrifar água sanitária no local. Todo o lixo gerado pelo paciente deve ser descartado no lixo do banheiro: luvas, máscaras, restos de alimentos, recicláveis, entre outros.
Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá
Foto: divulgação